Sem título

Crato reúne condições para ter seu curso de Medicina, diz assessor técnico da Educação
Assessor da Educação fala sobre processo do curso de Medicina
O município do Crato tem todas as condições para receber um curso de Medicina. Quem assegura é o assessor técnico da Secretaria Municipal de Educação, Sérgio Ribeiro Bastos, que integra a Comissão responsável pela elaboração do projeto de instalação da Faculdade de Medicina na cidade do Crato.
Para Sérgio, que participou nesta tarde do jornal Alerta Geral Cariri, na rádio Expresso Somzoom Sat, o fato do Crato não constar nesta primeira relação não implica que foi excluído do programa do Governo Federal. Este foi o primeiro edital de chamada pública, o que significa que outros virão.
O Crato está na relação dos sete municípios que terão que passar por uma readequação. A comissão municipal já apresentou recurso e vai aguardar a vinda de uma nova comissão multidisciplinar do MEC Saúde para uma visita técnica no município do Crato e nos municípios que compõem a regional de saúde.
O item 4.2 do edital nº 03 admite que os municípios que se candidataram no programa podem fazer a soma dos seus leitos com os dos demais municípios que compõem a regional de saúde.  Quando estiveram no Crato, os técnicos do MEC não visitaram os outros municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde. Sergio Ribeiro afirma na avaliação anterior o Crato somou 229 leitos do SUS e, se incluir municípios como Campos Sales e Várzea Alegre, que se prontificaram a colaborar, vai superar o número exigido no programa.
Ele afirmou que o Crato tem o melhor perfil de infraestrutura para receber um curso de Medicina, citando o Hemoce, rede hospitalar, número de profissionais qualificados, rede hospitalar de qualidade, além dos programas de saúde da família e o nível educacional e cultural já conhecido por todos. “Não há município no Ceará nem no âmbito da Área de Proteção Ambiental que tenha as condições estruturais e qualitativas que o Crato tem para receber um curso de Medicina”, finalizou.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem