terça-feira, 21 de abril de 2015

Ministério Público Federal realiza audiência para discutir reajuste de mensalidades de faculdades

O Ministério Público Federal (MPF) em Juazeiro do Norte vai realizar, na próxima quarta-feira, 22, às 9 horas, audiência para discutir a situação de estudantes universitários que não conseguem realizar o aditamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) porque as instituições de ensino reajustaram as mensalidades em percentual maior do que o limite estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC). Também estarão na pauta da audiência problemas relacionadas ao sistema do Fies na internet.
Diretores de todas as instituições de ensino superior particulares do município foram convocados para participar da audiência, que terá ainda a presença de representantes de universitários. O MPF em Juazeiro do Norte instaurou procedimento para investigar denúncia de que além de não estarem conseguindo renovar o contrato de financiamento, os estudantes estariam sendo informados pelas faculdades que teriam de arcar diretamente com os valores das mensalidades reajustados acima dos 6,41% definidos pelo Governo Federal. 
De acordo com denúncia de um pai de estudante, a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (FMJ) aumentou em 12% o valor das mensalidades do cursos no primeiro semestre de 2015, ou seja, 5,59 pontos percentuais acima do que é permitido para o aditamento do Fies, que só pode ser feito até o dia 30 de abril. 
Em outro procedimento são apurados problemas do site do Fies que também têm impedido os estudantes de realizar o aditamento. 
Assessoria de Comunicação Social 


0 comentários:

Postar um comentário