Sem título


Estudantes são homenageados durante sessão solene na AL
Ex-líderes de movimentos estudantis foram homenageados
A Assembleia Legislativa homenageou, em sessão solene na tarde dessa segunda-feira (17/08), o Dia do Estudante – comemorado em 11 de agosto. O evento ocorreu no Plenário 13 de Maio e foi requerido pelos deputados Augusta Brito (PCdoB) e Carlos Felipe (PCdoB).
A data marca a fundação dos dois primeiros cursos de nível superior no Brasil. Ela também é um símbolo na luta do movimento estudantil, pois, em 11 de agosto de 1937, foi fundada a União Nacional dos Estudantes (UNE).
Augusta Brito enfatizou que os estudantes contribuem para a melhoria do País. “Precisamos reconhecer o papel importante e a contribuição que a juventude vem dando na construção de um estado e País melhor”, disse.
Já o deputado Carlos Felipe lembrou que o Ceará é exemplo na melhoria dos índices educacionais. “É o momento de prestigiar os bons alunos e, assim, estimular os demais. O Ceará dá exemplo ao Brasil, e toda homenagem ao estudante neste dia é bem-vinda”, defendeu.
“A UNE sempre foi protagonista das principais conquistas que a juventude brasileira conseguiu. As Diretas Já e o impeachment  do presidente Collor foram algumas das nossas grandes lutas. É muito importante lembrar de como outros estudantes morreram para que nós conseguíssemos a democracia e os avanços que possuímos hoje”, destacou a vice-presidente da UNE, Germana Amaral.   
Para o vice-presidente da UNE, Mário Ramon, “é importante a união entre os estudantes e o Poder Público, e fico feliz por ver esta Casa reconhecendo os estudantes”. Ele informou que a entidade luta pela reforma do ensino médio, contra redução da maioridade penal e pela defesa na aplicação de recursos da exploração do pré-sal na educação.
Diversos estudantes e líderes de movimentos estudantis foram agraciados com placas alusiva à data. Estiveram presentes na solenidade o secretário do Trabalho e Assistência Social do Estado (STDS), Josbertibni Clementino; o secretário executivo do Esporte do Estado, Márcio Brito, e a secretária executiva da Educação do Ceará, Dalila Saldanha.
Também participaram o presidente da Associação dos Professores em Estabelecimentos oficiais do Estado do Ceará, Anízio Melo; o vereador de Fortaleza Evaldo Lima; o representante da Coordenadoria de Juventude do Ceará, Ítalo Beethoven; o secretário executivo de Esportes de Fortaleza, Carlos Campelo, além de representantes de entidades estudantis, alunos e diretores de escolas. 
Ascom ALCE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem