Sem título

Vacinação contra pólio: municípios têm até dia 10 para cumprir meta
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil foi encerrada oficialmente pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, 31 de agosto. No Ceará, 73 municípios cumpriram e até superaram a meta de cobertura de 95% das crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, 28 municípios estão com cobertura entre 90% e 94% e 36 com cobertura entre 80% e 89%. Em todo o Estado a cobertura vacinal ficou em 76,24% das crianças que devem ser imunizadas contra a paralisia infantil. A Coordenação Estadual de Imunizações orienta os municípios que ainda não atingiram a meta de cobertura a continuarem vacinando e alimentando o sistema de informação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), que permanece aberto até o dia 10 de setembro. Em todo o Brasil e cobertura vacinal ficou em 72,30%.

Na Campanha Nacional de Multivacinação, também encerrada, 156.554 crianças de 0 a 5 anos incompletos foram levadas aos postos de vacinação dos municípios para atualizar a caderneta de saúde da criança. Desse total, 87.836 foram vacinadas e receberam 106.343 doses das vacinas oferecidas – pentavalente, pneumocócica 10 valente, meningocócica conjugada C, tríplice viral, tetraviral, DTP, hepatite B e rotavírus. As vacinas protegem contra doenças como sarampo, rubéola, caxumba, catapora, difteria, tétano, coqueluche, meningite, entre outras. O objetivo da campanha é atualizar o esquema vacinal das crianças para melhorar a cobertura vacinal da população. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança estão disponíveis nos postos de saúde.

Há 26 anos nenhum caso de paralisia infantil é registrado no Brasil, mas para manter a doença cada vez mais longe das crianças, a campanha de vacinação ocorre todos os anos. Existe o risco da doença porque ainda há alguns países com registro de casos, onde a paralisia infantil é considerada endêmica, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Este ano, até o dia 16 de junho, foram registrados 28 casos da doença, sendo 25 no Paquistão e três no Afeganistão.
Assessoria de Comunicação da Sesa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem