Sem título

Tesouros Vivos – Assaré, Juazeiro do Norte e Potengi selecionados
A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) divulga a relação de selecionados pelo Edital Tesouros Vivos 2014/2015. Através do edital foram selecionados novos mestres da cultura popular tradicional e grupos representativos para a área, que, após finalizado o processo seletivo, concluído o prazo para recursos e publicado o resultado final , passarão a contar com reconhecimento oficial pelo Governo do Estado e a integrar a política pública de preservação e difusão do patrimônio imaterial, da história e da identidade, atuando no repasse de seus saberes e fazeres às novas gerações.
A Comissão Especial de Seleção do Edital Tesouros Vivos foi composta pelo historiador e professor da UFC Antonio Gilberto Ramos Nogueira, pela historiadora e servidora do Iphan Ítala Byanca Morais da Silva, o historiador, pesquisador e professor da Unifor José Clerton de Oliveira Martins, a pesquisadora, brincante e professora do IFCE Maria de Lourdes Macena de Souza e pelo pesquisador, escritor, teatrólogo e compositor Raimundo Oswald Cavalcante Barroso. A coordenadora de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, historiadora Carolina Ruoso, secretariou os trabalhos da comissão.
Entre os 91 inscritos no edital, foram selecionados, de acordo com os critérios, nove novos mestres da cultura e dois novos grupos. A diversidade dos selecionados na atual etapa do edital é destacada pela coordenadora de Patrimônio da Secult, Carol Ruoso. “A Comissão leva em conta a diversidade tanto de regiões do Ceará representadas, quanto de habilidades, de saberes e fazeres dos mestres”, ressalta a coordenadora. “O processo é muito discutido e, neste edital, trouxe algumas novidades, como a presença de um representante das tradições juninas entre os contemplados”, destaca.
A coordenadora também aponta que no Encontro Mestres do Mundo, evento da Secult que acontecerá na primeira semana de dezembro, no município de Limoeiro do Norte, serão discutidas novas formas de contribuição dos mestres ao repasse de saberes e fazeres, buscando uma maior qualificação na política de transmissão de conhecimentos, incluindo mais registros das atividades dos mestres e grupos.
Confira os novos mestres e grupos selecionados:
Mestres:
- Pedro Coelho da Silva. Vaqueiro aboiador. Acopiara.
- Francisco Dias de Oliveira (Mestre Françuli). Artesanato em flandes. Potengi.
- Maria de Lourdes da Conceição Alves (Cacique Pequena). Cultura Indígena. Aquiraz.
- José Pinheiro de Morais. Penitente. Assaré.
- Maria Deusa e Silva Almeida. Lapinha. Assaré.
- Maria José Costa Carvalho (Mazé Costa). Tradições Juninas/festejo do ciclo junino. Caucaia.
- Maria Quirino da Silva (Dona Tarina). Cerâmica. Cascavel.
- Geraldo Ramos Freire. Artesão de relojoaria de torre, coluna e sinos e Igreja. Juazeiro do Norte.
- Francisco Felipe Marques. Reisado. Juazeiro do Norte.
Grupos:
- Grupo de Caretas Reisado Boi Coração. Reisado. Quixadá.
- Penitentes do Genezaré. Penitência. Assaré.
Assessoria Secult


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem