ViolĂȘncia contra a mulher: 187 assassinadas em 10 anos



Painel mostra dados sobre a violĂȘncia contra a mulher
A violĂȘncia contra as mulheres preocupa a sociedade e tem despertado o interesse de estudiosos do tema. No perĂ­odo de 2005 a 2015, 187 mulheres foram assassinadas na RegiĂŁo do Cariri. 

Os dados foram apresentados durante lançamento do ObservatĂłrio da ViolĂȘncia Contra a Mulher do Cariri, que marcou a inauguração dos espaços do NĂșcleo de PrĂĄtica JurĂ­dica (NPJ) e ComissĂŁo de Direitos Humanos (CDH-URCA), nas instalaçÔes da Universidade Regional do Cariri (URCA), no anexo do bairro SĂŁo Francisco. 

O projeto, que atuarå sob diversas vertentes e de forma multidisciplinar, começa com a parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Cearå.

A Professora Lourdes GĂłes disse da relevĂąncia do ObservatĂłrio para uma regiĂŁo que vem hĂĄ alguns anos passando por situaçÔes emblemĂĄticas relacionadas Ă  violĂȘncia, especificamente no caso das mulheres, que tem chamado a atenção. 

Segundo dados apresentados durante o lançamento do ObservatĂłrio, de 2005 ao ano de 2015, ou seja, em uma dĂ©cada, foram assassinadas na RegiĂŁo do Cariri 187 mulheres. Todos os fenĂŽmenos relacionados aos diversos tipos de violĂȘncia serĂŁo estudados, como forma de se buscar, a partir de uma visĂŁo ampla, a natureza dessa realidade.

O Reitor PatrĂ­cio Melo disse que o ObservatĂłrio irĂĄ promover a pesquisa, a sensibilização dos diversos sujeitos sociais, alĂ©m da produção do observatĂłrio em si. 

“O projeto jĂĄ nasce diante de uma grande responsabilidade, nĂŁo somente com Ă­ndices altos relacionados Ă  violĂȘncia contra a mulher, mas em relação aos jovens”, afirma. Segundo o Reitor, infelizmente esses Ă­ndices estĂŁo acima da mĂ©dia dos indicadores do Estado do CearĂĄ.


Foto: Assessoria da Urca

Postar um comentĂĄrio

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem