Senador quer cursos de Agronomia e Medicina Veterinária para Lavras da Mangabeira

Recentemente uma lei estadual fez alterações na divisão territorial do Ceará. Nela, os municípios de Lavras da Mangabeira e Várzea Alegre foram desmembrados na região Centro Sul e incluídos na do Cariri. A justificativa é que esses dois municípios tem estreita relação com o sul do Ceará.
Aproveitando-se da nova composição do Cariri, que agora conta com trinta municípios, o senador Eunício Oliveira, PMDB, tem reivindicado junto ao Ministério da Educação, a inclusão de sua terra natal – Lavras da Mangabeira – no projeto de expansão da Universidade Federal do Cariri.
De acordo com nota da assessoria do senador, o ministro Aloizio Mercadante se comprometeu a iniciar o processo para criação de um polo avançado da Universidade Federal do Cariri (UFCA), dos cursos de Veterinária e Agronomia, na cidade de Lavras da Mangabeira.
A ideia do projeto é oferecer a estrutura da Escola Agrícola da cidade, através da autorização do Governo do Estado, para abrigar o polo avançado da UFCA. “Nossa intenção é oferecer as disciplinas da UFCA nessa primeira etapa e com perspectiva de se criar ali um Campus da universidade”, disse o gestor da Educação.
Eunício informou que há um grande interesse da reitoria da UFCA em estender as atividades desses cursos para a cidade de Lavras e, segundo o peemedebista, já existe até mesmo vistoria realizada pela universidade. “A escola tem estrutura e a região demanda de profissionais especializados nessas áreas. Seria um grande avanço para oferecer mais qualificação e desenvolver ainda mais essas atividades nos municípios”, defendeu.
Uma reunião entre o ministro e a reitora da UFCA, Suely Chacon será agendada para a próxima semana com o intuito de iniciar o processo do polo avançado em Lavras da Mangabeira.


Em tempo

Consideramos importante o crescimento da UFCA, porém, seria interessante que os novos campi fossem contemplados com cursos que ainda não existem na instituição. Agronomia, por exemplo, já funciona na cidade do Crato, e o de Medicina Veterinária também consta no projeto de ampliação do campus da UFCA nesta cidade.
Foto: Internet

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem