Igreja Católica - Documento reivindica políticas públicas para o meio ambiente

A Basílica de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, deu início campanha junto aos fieis solicitando à administração municipal a execução de uma política voltada para o meio ambiente.
Os pontos reivindicatórios do documento tratam da implantação de um programa de saneamento básico, coletiva seletiva de lixo e revitalização do Parque Ecológico das Timbaúbas. O abaixo-assinado encontra-se na Secretaria da Paróquia e os interessados poderão tirar cópia para coleta de assinaturas.
A ação faz parte da Campanha da Fraternidade 2016, promoção da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cujo tema é Casa Comum, nossa responsabilidade e o lema: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

O objetivo geral da campanha é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum.
Objetivos específicos:
Unir igrejas, diferentes expressões religiosas e pessoas de boa vontade na promoção da justiça e do direito ao saneamento básico;
Estimular o conhecimento da realidade local em relação aos serviços de saneamento básico;
Incentivar o consumo responsável dos dons da natureza, principalmente da água;
Apoiar e incentivar os municípios para que elaborem e executem o seu Plano de Saneamento Básico;
Acompanhar a elaboração e a excussão dos Planos Municipais de Saneamento Básico;
Desenvolver a consciência de que políticas públicas na área de saneamento básico apenas tornar-se-ão realidade pelo trabalho e esforço em conjunto;
Denunciar a privatização dos serviços de saneamento básico, pois eles devem ser política pública como obrigação do Estado;
Desenvolver a compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.
(Fotos: Internet)


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem