Dom Gilberto Pastana de Oliveira é nomeado Bispo Coadjutor da Diocese de Crato

Durante a celebração dos Santos Óleos, realizada na Catedral Nossa Senhora da Penha, em Crato, dia 24 de março, Dom Fernando Panico anunciou aos fiéis que o Papa Francisco havia aceitado o seu pedido de enviar um Bispo para auxiliá-lo na administração da Diocese de Crato e hoje, dia 18 de maio, logo pela manhã, o nome tão aguardado foi anunciado a todos pelo próprio Dom Fernando: Dom Gilberto Pastana de Oliveira será o Bispo Coadjutor da Diocese de Crato.
Bispo Coadjutor porque ele é nomeado pelo Papa com direito de sucessão, ou seja, Dom Gilberto estará na Diocese de Crato para auxiliar Dom Fernando Panico, que permanece como Bispo Diocesano até a sua renúncia que não tem data prevista. Após a renúncia do Bispo Titular, o Bispo Coadjutor assume consequentemente a administração da Diocese.
Dom Gilberto Pastana de Oliveira, nascido em Boim- PA, tem cinquenta e nove anos, sendo trinta anos dedicados aos sacerdócio. Estava como Bispo da Diocese de Imperatriz, Maranhão. É Mestre em Teologia com especialização em Teologia Espiritual, Roma-Itália. Seu lema é “Venha o teu reino (Mt 6, 10a)”. Foi ordenado Bispo dia vinte e oito de outubro de 2005.
Dentre as atividades desenvolvidas antes do episcopado, Dom Gilberto já foi Reitor do Seminário São Pio X (1987-1990), Vice-Reitor do Seminário Maior Interdiocesano São Gaspar, Belém-PA (1996), Coordenador do Departamento de Filosofia e Teologia no Instituto de Pastoral Regional-IPAR, Belém-PA (1996-1998) e Diretor da Rede Vida de Televisão (2000-2005).
No anúncio, feito de forma oficial pela Rádio Educadora do Cariri e transmitido em cadeia por outras emissoras, Dom Fernando expressou alegria pela nomeação. “Alegremo-nos todos no Senhor, pois na Semana de Pentecostes somos agraciados pela Misericórdia do Nosso Pai (…) Certo da acolhida fraterna de todos para este novo momento da Diocese Romeira e Missionária, agradeçamos a Deus a chegada de Dom Gilberto entre nós”, disse.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira será apresentado ao povo da Diocese de Crato no dia 17 de julho.
COMUNICADO AO POVO DE DEUS
É com grande alegria que comunico ao povo de Deus da Igreja Particular de Crato que, hoje, dia dezoito de maio de 2016, o Santo Padre Papa Francisco, atendendo ao meu pedido, nomeou um bispo coadjutor para compartilhar o pastoreio da nossa Diocese. A escolha do Santo Padre recaiu sobre Dom Gilberto Pastana de Oliveira, Bispo da Diocese de Imperatriz, Maranhão. Alegremo-nos todos no Senhor, pois na Semana de Pentecostes somos agraciados pela Misericórdia do Nosso Pai.
Pedimos ao Divino Espírito Santo que fortaleça este irmão que vem em nome do Senhor, o Bom Pastor. Fonte: Assessoria de Comunicação
Certo da acolhida fraterna de todos para este novo momento da Diocese Romeira e Missionária, agradeçamos a Deus a chegada de Dom Gilberto entre nós.
Que Nossa Senhora da Penha, Padroeira da Diocese de Crato, nos abençoe.
Crato, 18 de maio de 2016
Dom Fernando Panico, M.S.C.
Bispo Diocesano de Crato
Fonte:Blog da Diocese de Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem