Festa de Barbalha começa no domingo e se fortalece como Patrimônio da Cultura Brasileira

O colorido junino já toma de conta das ruas de Barbalha. A maior festa popular do Nordeste alusiva ao santo casamenteiro, que abre o calendário das comemorações juninas no Ceará, começa oficialmente no próximo domingo, com participação de mais de 300 mil pessoas. A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha inicia com uma solenidade pública para anunciar o seu reconhecimento oficial como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), no sábado às 20h30. Também será realizada a cerimônia de criação oficial da Escola de Artes e Saberes Contemporâneos, que irá funcionar no histórico prédio do Palácio 3 de Outubro, num regime de comodato de 10 anos.
A solenidade oficial contará com a presença do Governo do Estado, Camilo Santana, o prefeito da cidade de Barbalha, José Leite, o secretário de Cultura, Antônio de Luna, além da representante da Superintendência do Iphan Estadual, entre outras autoridades. Este ano, pela primeira vez, a cidade vivencia a festa com o reconhecimento de Patrimônio da Cultura Brasileira. São mais de 200 anos de tradição, cultura, fé e devoção do seu povo, levando às ruas centenas de brincantes, com mais de 50 grupos de tradição, além dos parafolclóricos.
O desejo de arrumar um bom partido leva solteiras e solteiros, no dia 28/05, à Noite das Solteironas. Para alguns, o sonho começa sendo realizado, com o primeiro casamento coletivo neste dia, que acontece na matriz de Santo Antônio, às 20h30.  Serão celebrados cinco casamentos.
A moradora Socorro Luna se tornou uma das personagens populares de Barbalha, fortalecendo a crença de que vale a pena ter fé e buscar a sua ‘cara metade’ com as orações e as famosas simpatias direcionadas ao santo. A “solteirona” é uma das figuras de maior participação nos festejos de Santo Antônio. E diz, comprovadamente, que os casamentos para aqueles que apostaram na fé ao santo estão espalhados por todo o Brasil.  Neste período, Socorro se torna requisitada até para as fotos de frente a sua casa, com caracterização especial.

Cortejo do Pau da Bandeira
O cortejo do Pau da Bandeira começa ao meio-dia de domingo, 29/05, saindo do sítio São Joaquim. Este ano, a festa contará com o tronco de uma rama branca, de cerca de 2 toneladas e 25 metros. A segurança durante o percurso do pau da bandeira será reforçada e haverá um cordão de isolamento, onde o público estará mais protegido, além dos próprios carregadores. São mais de 200 deles, comandados pelo capitão do pau, Rildo Teles, que levarão por cerca de 6km o mastro para ser hasteado no final da tarde em frente à matriz de Santo Antônio, marcando a abertura da festa.

Mas, as solteironas que pretendem tirar uma lasca do tronco, podem ficar tranquilas. A cada parada, as pessoas poderão se aproximar para tocar no mastro da bandeira. Ao seguir rumo à praça, novamente deverão manter distanciamento. Essa medida é um dos aspectos relacionados à segurança para este ano. O policiamento estará sendo reforçado com mais de 200 homens da Polícia Militar e contratados, além do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) garantindo a tranquilidade dos festejos.
Shows no Marco Zero e Largo do Rosário
O dia de abertura das comemorações alusivas a Santo Antônio conta com a maior movimentação na cidade durante a festa. Dois palcos para apresentação de artistas serão montados, um no Marco Zero, e o outro no Largo do Rosário, local de encerramento dos cortejos dos grupos folclóricos e parafolclóricos, com as apresentações e discursos das autoridades.
Shows animarão o dia do carregamento. No Largo do Rosário se apresentam os cantores Ítalo e Renno, Chico Pessoa, Maninho e Banda. No Marco Zero, o cantor Nando Corel, Fábio Carneirinho, Maurício Jorge e Casaca de Couro. A Noite das Solteironas, no Sábado, conta com apresentações dos cantores Leonardo de Luna e Ítalo Queiroz. Dezenas de atrações acontecem no Parque da Cidade até 12 de junho.
A parte religiosa da festa estará mais concentrada no entorno da Matriz de Santo Antônio. Os noitários seguem a partir do dia 30, com visitas da imagem do santo a instituições, residências, entidades, comunidades e escolas. Serão realizados leilões e quermesses. Este ano, o tema dos festejos será ‘Santo Antônio nos conduz à misericórdia do pai”. É a 306ª festa do padroeiro. O pároco Cícero Alencar Ferreira destaca o momento de reflexão e as comemorações e faz um convite à participação da comunidade. 
(Engenho de Notícias - Elizangela Santos)

Postar um comentário

0 Comentários