Notas Caririzeiras

De Crato à Fortal

Em Fortaleza, a política do Crato ganhou espaço no Palácio da Abolição. O candidato a prefeito do governador Camilo Santana sairá após uma pesquisa a ser realizada nos próximos quinze dias. Quem tiver melhor na consulta, obviamente, será apoiado pelo governador. Na lista constam os nomes de André Barreto, Cacá Araújo, Francisco Leitão, José Ailton, Marcos Cunha, Otonite Cortez, Pedro Lobo, Rafael Branco e Sineval Roque. Todos integram a Frente Crato Popular. São três nomes do PDT, três do PT, PCdo B,  PP e PSD tem um pré-candidato cada. O pré-candidato a prefeito pelo PC do B, professor Cacá Araújo, não foi convidado para o encontro.

Piada

Foi assim que o pré-candidato a prefeito do Crato Cacá Araújo respondeu à indagação se concordaria com o provável apoio da Frente Crato Popular ao prefeito Ronaldo Gomes de Matos (PSC) nas eleições de outubro. O comunista disse que esta possibilidade sequer foi ventilada nas reuniões da frente que jamais se atrelará a um projeto político-administrativo desastroso tocado pelo atual prefeito.

Tem mais

Cacá Araújo relatou que um partido com a história do PC do B não se unirá na cidade do Crato com forças conservadoras que representam o que há de pior na política local e com um governo municipal marcado por atitudes contrárias aos anseios da população, detentora de um elevado índice de rejeição.

E o PT?

Ainda sobre um possível apoio à reeleição de Ronaldo, o vereador Amadeu de Freitas negou que esteja havendo conversação neste sentido. Disse ser contrário à ideia e vai lutar para que a sigla tenha candidatura própria. Voltou a defender o nome da ex-reitora da URCA, Otonite Cortez. “O fato de ter votado numa proposta do executivo que cria conselho fiscalizador na área de transporte não significa dizer que aderi ao prefeito”, observou o petista.

Sem alteração

Pelo andar da carruagem, a proposta apresentada por um grupo de vereadores para limitar em 10 reais o valor do ingresso em festas realizada em ambientes públicos, tipo Expocrato, não vai vingar. Foi o que ficou implícito ao fim da audiência pública que tratou do tema na última quarta-feira (08), na Câmara Municipal do Crato. Os argumentos do ex-presidente do Grupo Gestor da Expocrato, Leitão Moura, acalmaram os parlamentares que, certamente, retirarão o projeto apresentado no legislativo.

Trintona

 A Universidade Regional do Cariri (URCA) celebrou nessa quinta (09), trinta anos de criação. Ato foi marcado por uma homenagem ao seu criador e primeiro reitor, Antonio Martins Filho, além do plantio da muda de Pau D’arco, planta que simboliza o Ensino Superior na Região do Cariri. As atividades comemorativas do trigésimo aniversário da Urca estender-se-ão até o próximo ano, quando completará 30 anos de instalação, em março de 2017. Estão previstos diversos eventos, entre eles, palestras, exposições, lançamento de livros.

23 mil

 A Urca é a primeira Universidade da Região do Cariri. Já formou mais de 23.000 profissionais oriundos de cerca de 105 municípios dos Estados do Ceará, Piauí, Pernambuco e Paraíba. Possui campi nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Iguatu, Campos Sales e Missão Velha. A importância da universidade para o Cariri dimensiona-se pelo papel estratégico de produção de conhecimento, ciência e tecnologia. Conta, atualmente, com 17 cursos de Graduação, seis de mestrado e oito de doutorado.

Blitz ambiental

No retorno à região do Cariri, o Programa de Combate à Fumaça Negra, da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), vistoriou em três dias 370 automóveis movidos a diesel. Desse total, 21 foram autuados pelo excesso de poluição proveniente do sistema de escapamento. As blitze aconteceram entre terça-feira (7) e ontem (9), nas cidades de Barbalha, Juazeiro do Norte e Crato, respectivamente.
As blitze do programa têm como finalidade minimizar a poluição atmosférica gerada pela queima desregulada do combustível.

Manifestação

O movimento de entidades que denunciam o golpe contra a Presidente Dilma Rousseff realiza manifestação em todo Brasil no dia de hoje, 10 de junho. No Cariri, o ato denominado Fora Temer, Nenhum Direto a Menos, será na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, a partir das 16 horas.

Se houver 1% de chance, tenha 99% de Fé. Bom dia!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem