Lula recebe título de Doutor Honoris Causa da URCA, na próxima terça (12)

A Universidade Regional do Cariri (URCA) irá conceder o Título de Doutor Honoris Causa ao ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 12 de julho, às 10 horas.
Trata-se de um título já aprovado pelo Conselho Universitário (CONSUNI) da Instituição, no ano de 2002, e proposto antes mesmo de Lula se tornar presidente da República. O título foi solicitado pela ex-Reitora da URCA, Professora Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, já falecida. A universidade naquele ano, era até então a primeira a propor essa titulação ao ex-presidente.
A solenidade acontece no Centro de Convenções do Cariri, em Crato, e todo um trabalho vem sendo articulado pela Administração Superior da URCA para a solenidade com o ex-presidente. Para isso, foi formada uma comissão organizadora para atuar na cerimônia de concessão do título, que tem caráter apartidário.
O Reitor da URCA, Professor Patrício Melo, afirma que mesmo diante da realidade vivenciada atualmente no Brasil, no panorama político, esse reconhecimento da Universidade é algo que envolve questões apartidárias, já que a universidade é pública e está reconhecendo uma personalidade também pública, que prestou diversos serviços a sociedade brasileira e à educação superior. Diante da agenda do agraciado, a oportunidade de entrega do título veio somente 14 anos depois, em assembleia extraordinária, aprovada em 31 de outubro de 2002 pelo CONSUNI.
No documento, considera-se a possibilidade de integração das Instituições de Ensino Superior aos movimentos sociais, ressaltando a necessidade de vinculação do ensino e da educação superior ao mundo do trabalho, à prática social e à valorização da experiência extra-escolar. Ainda ressalta a representatividade de Lula no processo formativo e inovador da luta sindical, nos movimentos sociais e no mundo do trabalho.
Em sua justificativa, a ex-Reitora, destacou a universidade, ao conceder o título a um doutor em humanidade, laureado nos movimentos sociais, e nas organizações da sociedade civil. Um doutor em conhecimento dos problemas do mundo presente, auferido nas discussões permanentes, com interlocutores díspares e divergentes, dos Phd’s da vida aos sábios que traduzem a voz do vento, dos profetas que não se rendem e dos comunicadores que interpretam a voz rouca da rua. “A Universidade Regional do Cariri quer sinalizar a urgência de interação das instituições de ensino superior aos movimentos sociais e ao resgate da energia adormecida do povo”, disse.

Assessoria de Comunicação Urca

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem