A dica!

Dia dois de outubro tem eleição. Vamos escolher prefeitos e vereadores. Fiquemos atentos às propostas dos candidatos, se são exequíveis ou não. Façamos como Patativa do Assaré no poema intitulado Eu quero. Nele, o bravo sertanejo traduz os desejos e a desconfiança do eleitor.
"Quero um chefe brasileiro/ Fiel, firme e justiceiro/ Capaz de nos proteger,/ Que do campo até a rua/ O povo todo possua/ O direito de viver.
Quero paz e liberdade,/ Sossego e fraternidade/ Na nossa pátria natal/ Desde a idade ao deserto,/ Quero o operário liberto/ Da exploração patronal.
Quero ver do Sul ao Norte/ O nosso caboclo forte/ Trocar a casa de palha/ Por confortável guarida,/ Quero a terra dividida/ Pra quem nela trabalha.
Eu quero o agregado isento/ Do terrível sofrimento/ Do maldito cativeiro,/ Quero ver o meu país/ Rico, ditoso e feliz,/ Livre do julgo estrangeiro.
A bem do nosso progresso,/ Quero o apoio do Congresso/ Sobre uma reforma agrária/ Que venha por sua vez/ Libertar o camponês/ Da situação precária.
Finalmente, meus senhores,/ Quero ouvir entre os primores/ Debaixo do sol anil,/ As mais sonoras notas/ Dos cantos dos patriotas/ Cantando a paz do Brasil.”

Patativa do Assaré

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem