Notas Caririzeiras

Os agentes comunitários de saúde de Crato, que estão em greve desde 15 de setembro do ano passado, realizaram ato para marcar o mês de outubro rosa, na Praça Siqueira Campos. Dezenas deles tiveram a oportunidade de ocupar o microfone e falar da crise que a categoria atravessa desde que foram retirados 40 por cento de seus vencimentos.  Durante o ato, informaram o número de mulheres que realizaram exames de prevenção do câncer de mama no ano passado (superior a três mil e quatrocentos) e neste ano que não atingiu sequer os 1.500 atendimentos.

Outra categoria que realizou ato na manhã dessa segunda-feira, na Câmara Municipal do Crato, foi a de professores. Eles também estão com atividades paralisadas por conta de atraso nos vencimentos. Os professores contratados não receberam os salários de agosto e de setembro. Já os efetivos ainda não receberam setembro. A turma da escola recebeu total apoio da turma de vereadores da cidade.
Até o próximo dia primeiro de janeiro de 2017 dom Fernando Panico deve cumprir uma agenda de celebrações de despedida nas cinco foranias da diocese de Crato e no dia 14 de outubro, foi a vez da Paróquia Santa Teresa D’Ávila, em Altaneira. Esta celebração foi ainda mais especial, pois está paróquia foi a primeira que dom Fernando criou em seu episcopado na diocese. “Lembro que no ano 2001, quando assumi a diocese de Crato, uma comissão de Altaneira foi me visitar na cúria fazendo o pedido para criarmos uma paróquia. Começamos a estudar e quando vimos que estava tudo pronto, não hesitei, criamos esta paróquia dedicada a Santa Teresa D’Ávila. Foi a primeira paróquia que criei aqui na diocese de Crato. Vocês são meus primogênitos”, recordou bispo durante a homilia.
O Sistema Fecomércio-CE, por meio do Sesc*, realiza de 19 a 21/10, no Teatro Sesc Adalberto Vamozi, na Unidade Crato do Sesc, a Mostra de Música Instrumental com nomes e grupos de referência no segmento na região do Cariri.  A programação conta com os músicos Wesley Santana e Leone Frazão do projeto Distinto Duos, Cleivan Paiva, a Banda Synkrasis, o Grupo de Choro Doce de Côco e o Alumioso. A programação ainda recebe os alunos do curso Técnico em Regência para uma prática em conjunto com sax, trombone, violino, violoncelo, flauta doce e violão.

Começa hoje o workshop “Vivência com a Tribo”, com os Atuadores do Ói Nóis Aqui Traveiz, de Porto Alegre/RS, das 9h às 12h, no Centro de Artes da Universidade Regional do Cariri (URCA) (Av. Castelo Branco, 1056 – Pirajá Juazeiro do Norte – CE). O workshop (com lista de selecionados abaixo), aberto aos grupos locais, estudantes de teatro e público em geral, consiste em um encontro coordenado pelos atuadores do grupo, que investiga movimento e voz para a ampliação do corpo do ator e a ocupação do espaço teatral. Nesta tarde, no Centro de Artes, acontecerá a exibição do documentário “Raízes do Teatro”, do cineasta Pedro Isaias Lucas, apresentando um dos principais eixos do trabalho de criação do Ói Nóis Aqui Traveiz, que pesquisa as origens ritualísticas do teatro. As senhas serão distribuídas 30 minutos antes do filme.
No último dia sete, a administração municipal do Crato exonerou dezenas de comissionados. Ato com nomes e funções foi publicado no Diário Oficial do Município. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem