Orientações Litúrgicas para o Dia 20 de Outubro na Diocese de Crato

Foto: Patrícia Silva
O ministério da liturgia da Diocese de Crato lembra a todos os padres, diáconos e equipes de celebração que neste dia 20 de outubro de 2016, além de se comemorar a data da criação da Diocese de Crato, se celebra em toda a Diocese o aniversário de dedicação da Catedral de Nossa Senhora da Penha, com textos próprios substituindo os textos litúrgicos ordinários desta terça-­feira da 29ª semana do tempo comum.
A primazia desta celebração é determinada pela liturgia oficial da Igreja, acolhida e proposta pela CNBB no Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil.
Desse modo se lê, no referido diretório: “… dia 20, na Diocese de Crato – DEDICAÇÃO DA CATEDRAL…” e na pág. 37, nº 1, se encontram as rubricas para a celebração do aniversário da dedicação das igrejas catedrais.
QUANDO O ANIVERSÁRIO OCORRE EM DIA DE SEMANA
Na própria Igreja Catedral: SOLENIDADE
Ofício Solene do Comum da Dedicação (com I Vésperas)
Missa do Comum da Dedicação.
Glória, Credo, Prefácio da Dedicação.
Leituras (três) à escolha no Lecionário (Vol. III, p. 235­249)
Nas demais igrejas do território da Diocese:
FESTA Ofício Festivo do Comum da Dedicação.
Na hora média, antífonas e salmos do dia de semana.
Missa do Comum da Dedicação. Glória, Prefácio da Dedicação.
Leituras (duas) à escolha no Lecionário (Vol. III, p. 235­249)
Por sua morte e ressurreição o Cristo, verdadeiro templo da Nova Aliança, reuniu um povo santo para o louvor de Deus. Esse povo é a Igreja. “Com razão, desde a antiguidade, deu­se o nome de “igreja” também ao edifício no qual a comunidade cristã se reúne…” [em torno da mesa da Palavra e da Eucaristia.] Por ser edifício visível, esta casa aparece como sinal peculiar da Igreja peregrina na terra e imagem da Igreja que habita nos céus.” (PR, p. 432
Pelo Ministério Diocesano da Liturgia:
Pe. Wesley Barros

(Diocese de Crato)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem