Pitadas, saberes e sabores – edição Cariri – marca início de expedição gastronômica pelo Ceará

De 07 a 09 de outubro, o Sistema Fecomércio – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE) – realizará oPitadas, Saberes e Sabores – Edição Cariri, em Juazeiro do Norte. Na programação, oficinas gastronômicas com chefs do Senac Ceará e chefs convidados de destaque nacional, atrações culturais, além de um Food Park com participação de 24 restaurantes da região e seis foodtrucks, na Praça José Hilânio, conhecida como La Favorita. Para os três dias de evento, a previsão de público é de 15 mil pessoas.
O Pitadas, Saberes e Sabores – Edição Cariri acontecerá em dois espaços: o Espaço Senac, dentro do iu-á hotel, onde serão ministradas as oficinas de gastronomia. Já o segundo espaço será o Senac na Praça – Food Park, na Praça La Favorita, situada em frente ao hotel. Haverá uma extensa programação no local, que será aberta ao público, contando com oficinas gratuitas com chefs da instituição, além de food trucks e restaurantes. Os participantes poderão ainda assistir a apresentações musicais e culturais em parceria com o Governo do Estado do Ceará.
Para o gerente de Negócios Estratégicos do Senac Ceará no Cariri, Isaac Coimbra, “a realização do Pitadas, Saberes e Sabores marca um novo tempo na gastronomia do Cariri, em que a instituição promove a qualificação do setor desde os produtores rurais até os serviços de restaurantes, culminando na realização do evento, que já pode ser considerado um dos maiores do Nordeste no setor”.
Ações educacionais
Referência em educação profissional, o Senac Ceará realizará 15 oficinas com chefs convidados, inclusive de destaque no cenário nacional, como Carlos Bertolazzi - do conceituado Zena Caffé, de São Paulo (SP); Lia Quinderé (Sucré Patisserie - CE), eleita melhor chef patisserie do país na premiação Prazeres da Mesa de 2015; Marco Gil (Quintal Restaurante – CE); Marie Anne Bauer (Le Marché - CE); Leo Gonçalves (O Mar Menino – CE) e Climar Fernandes (iu-á hotel – CE). Os chefs trarão novidades e criações autorais utilizando produtos regionais.
Serão cinco oficinas por dia, no horário de 15 às 19h, no iu-á hotel. Para participar, o valor do pacote para os três dias de evento é de R$ 240. O pagamento pode ser realizado à vista ou no cartão de crédito, em até cinco parcelas. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo hotsitewww.ce.senac.br/pitadassaberesesabores ou presencialmente nas Unidades Senac Juazeiro do Norte e Crato.
Sobre Pitadas, Saberes e Sabores
O projeto Saberes & Sabores, de pesquisa e valorização dos insumos e da culinária regional, desenvolvido pelo Senac/CE desde 2012, ganhou forças ano passado ao realizar um grande encontro visando à disseminação de conhecimentos e ao desenvolvimento de habilidades durante o “Saberes & Sabores – edição Cariri 2015: na rota da inovação.
“O sucesso do evento levou à sua evolução, em parceria com a plataforma Pitada, no formato de uma expedição gastronômica, a começar pelo Cariri, que será toda documentada com a finalidade de preservar esses saberes e disponibilizar às gerações futuras”, pontua o consultor de produtos educacionais na área de Gastronomia do Senac/CE, Ivan Prado.
O Pitadas, Saberes e Sabores propõe a pesquisa dos principais insumos da gastronomia das diversas regiões do Estado como meio de valorização e resgate da cultura de cada região – sertão, serra, litoral oeste e leste – e da relação dos produtos com seus produtores, levando ainda a qualificação profissional para fomentar o desenvolvimento dos produtores locais, incluindo-os na rota da cadeia produtiva da gastronomia.
Chefs renomados no Ceará desvendarão os potenciais dos seguintes insumos: queijo coalho, camarão e tilápia, contemplando o Litoral Leste, o Litoral Oeste e a serra. Sendo assim, Lia Quinderé desembarca em Canoa Quebrada em dezembro; já em janeiro o consultor Ivan Prado segue para Jericoacoara e em abril Marco Gil assume os trabalhos em Guaramiranga. A expedição começa no sertão, com o Pitadas, Saberes e Sabores – Edição Cariri e culmina na capital cearense com a realização do Festival Fartura Fortaleza.
Serviço:
Pitadas, Saberes e Sabores – Edição Cariri
Data: De 07 a 09/10
Local: iu-á hotel e Praça La Favorita – Juazeiro do Norte
Horário: Das 15 às 22h
Inscrições para oficinas: www.ce.senac.br/pitadassaberesesabores
Senac Juazeiro do Norte – Rua São Luís, s/n, São Miguel.
Rua Vicente Patu, 782 – Franciscano. Tel.:  (88) 3566.4790
Senac Crato – Praça da Sé, 596, Centro. Tel.: (88) 3513.1990


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem