Começa nesta segunda a 1ª Semana da Prematuridade no Hospital São Lucas em Juazeiro do Norte

Com objetivo de chamar atenção para o crescente número de partos prematuros, a direção do Hospital São Lucas promoverá desta segunda-feira até o dia 18 a primeira Semana de Prematuridade de Juazeiro do Norte. Serão palestras, depoimentos e bate-papos gratuitos sobre prematuridade, como prevenir e informações sobre as consequências para o bebê, sua família e a sociedade. A iniciativa se baseia na campanha do Novembro Roxo e no Dia Mundial da Prematuridade, que transcorre em 17 de novembro.
No Brasil, o índice de nascimento prematuro é de 12,3% com mais de 300 mil crianças por ano o que dá uma média de 40 bebês a cada hora no país. Além disso, a prematuridade é a segunda causa de morte infantil em crianças abaixo de cinco anos e nos óbitos abaixo de um ano quando 70% das crianças morrem no período neonatal. O nascimento de um prematuro além de aumentar a mortalidade infantil, também é causa de sequelas físicas e cognitivas, assim como pode deixar sequelas psicológicas na família.
Segundo a médica neonatologista e coordenadora da UTI Neonatal do Hospital São Lucas, Lilianny Medeiros, dados da Secretaria de Saúde do Ceará apontam, em 2015, que em Juazeiro nasceram 497 bebês de 22 a 36 semanas de idade gestacional ou 12,1% de todos os nascimentos no ano passado. Já o número de óbitos infantis em menores de 1 ano foi de 58, sendo 41 no período neonatal ou 70,6%.

Para ela, medidas simples como não fumar, não beber na gestação, tratar infecções, ter uma boa nutrição, fazer o controle adequado de hipertensão e diabetes gestacional e ter uma assistência Pré-Natal de qualidade, sendo realizados todos os exames necessários para identificar os fatores de risco, podem reduzir esses índices. A 1ª Semana de Prematuridade tem o apoio do Instituto Médico de Gestão Integrada (IMEGI) e da Liga Acadêmica de Neurodesenvolvimento Infantil (LANDI) com lugar no auditório do hospital.
Assessoria de Comunicação

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem