Catadores do Crato participam de oficinas para melhorar qualidade de vida e do trabalho

Nesta sexta-feira (16/12), às 16 horas, os catadores da Associação dos Agentes Recicladores do Crato recebem placa de reconhecimento pela participação no “Catadores em Ação: Programa de Inclusão Produtiva do Município do Crato”, realizado pelo Sistema Fecomércio – por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Ceará (Senac/CE). O programa foi desenvolvido pelo Senac Consultoria para a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
A solenidade acontece no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, com a presença do secretário da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado do Ceará, Josbertini Clementino, e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Elisângela Rodrigues, além do coordenador de consultorias do Senac Ceará, Bruno Modolo.
Durante três meses, 11 catadores tiveram acesso ao programa de consultoria do Senac Ceará, que contemplou oito oficinas e orientações com o objetivo de melhorar suas condições de vida e trabalho. Entre os temas trabalhados, constaram empreendedorismo, economia solidária, desenvolvimento sustentável, empoderamento, autoestima, alimentação, cuidados com a saúde e segurança no trabalho.

“O número de catadores que vivem de negociação de materiais recicláveis e reutilizáveis vem aumentando bastante nos últimos anos, sendo que esses ainda vivem em condições de alta vulnerabilidade social nos lixões. A atividade ainda repercute em discriminação social e preconceito, mas é de suma importância para a sociedade, uma vez que favorece a redução dos resíduos para o ambiente”, explica o gerente do Senac Unidade Crato, Cristiano Saraiva. “Tendo em vista a legislação atual, que prevê a desativação dos lixões, se tornam essenciais projetos inclusivos, para a valorização desses trabalhadores”, conclui.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem