Dom Fernando anuncia aceitação de renúncia de governo pastoral

Nascido em Tricase, sul da Itália, dom Fernando Panico, Missionário do Sagrado Coração, completa 71 anos de idade neste 1º de janeiro de 2017
Depois de quinze anos no governo da Diocese do Crato, o bispo Dom Fernando Panico ocupou os microfones das emissoras ligadas à Igreja Católica para se despedir do povo caririense. Dom Fernando teve seu pedido de renúncia aceito pelo Papa Francisco no dia 16 de dezembro de 2016. Ele será substituído pelo bispo Dom Gilberto Pastana, que chegou ao Crato como bispo coadjutor há cinco meses.
A celebração litúrgica que marcará a passagem do báculo pastoral para Dom Gilberto ocorrerá às 17 horas do próximo dia primeiro de janeiro, na Catedral de Nossa Senhora da Penha. Pela manhã, no Santuário do Belo Amor, Dom Fernando celebra a última missa como bispo diocesano.
Ao citar o Papa Bento XVI, Dom Fernando disse que assim como a Igreja é viva, a Igreja é jovem, a Igreja é missionária, a Diocese do Crato também é viva, jovem e missionária. Agradeceu aos fiéis pela atenção e por tantos anos em que viveu com a comunidade caririense.

Sobre o seu sucessor, Dom Fernando disse que se trata de “um bispo jovem sadio, decidido, seguro e, sobretudo, o bom pastor que Jesus nos envia para que o escutemos e obedeçamos com confiança e docilidade”. Desejou muitas felicidades no seu episcopado e assegurou a sua oração para que o espírito santo o ilumine e Nossa Senhora da Penha o abençoe e projeta de todos os males.
Transferido de Imperatriz-MA, Dom Gilberto Pastana de Oliveira foi nomeado Bispo da Diocese de Crato

Dom Gilberto Pastana de Oliveira ao citar Santo Agostinho afirmou: para você eu sou o bispo e com vocês sou irmão. Declarou ser com alegria que recebe o comunicado e a transmissão de um governo pastoral. Agradeceu a convivência de cinco meses na residência episcopal com Dom Fernando. Para ele, foi um período frutífero e esclarecedor, tempo de conhecimento da Diocese e neste sentido a convivência foi salutar e proveitosa para seu ministério. Espera contar com a ajuda de todos os segmentos que te construído a Diocese.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem