URCA homenageia 200 anos da Comarca do Crato

A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Conselho Universitário – Consuni, da Instituição, concedeu, na última sexta-feira, durante solenidade no Fórum Desembargador Hermes Parahyba, a Medalha do Mérito Antônio Martins Filho, pelo bicentenário da Comarca do Crato.
Na ocasião, os integrantes do conselho estiveram presentes na cerimônia de entrega. A solenidade no fórum marcou o final das comemorações dos 200 anos da comarca, abertas no início do segundo semestre deste ano. O diretor do Fórum, Ângelo Bianco Vettorazzi, recebeu a comenda do Reitor da URCA, Professor José Patrício Pereira Melo.
O Vice-Reitor da URCA, Professor Francisco do ‘O de Lima Júnior, autor da proposição para homenagem, na ocasião, fez a leitura da resolução que concede a Medalha Antônio Martins Filho, criada em 2003, para homenagear instituições e
 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cultura, na promoção dos valores regionais.
A resolução considera a importância da comarca do Crato, com os seus valores históricos para o Estado, e a primeira criada no Estado do Ceará, em 27 de junho de 1816, além da parceria com a URCA junto ao Tribunal de Justiça, sendo agente do aprimoramento dos alunos, além receber profissionais oriundos da Universidade.
A medalha foi repassada ao juiz Ângelo Bianco pelo presidente do Consuni, o Reitor da URCA, após a leitura da resolução. Na ocasião, ele explicou a representatividade da medalha, que traz a imagem do Reitor Antônio Martins Filho. O juiz agradeceu a concessão da medalha ao mesmo tempo em que destacou ser uma honra para a comarca poder receber a medalha da URCA, “que será tão bem guardada por nós. Será, ao longo dos anos, levada com um brilho inenarrável de felicidade, honra e gratidão”, ressaltou.

No encerramento das comemorações, personalidades que prestaram serviços à comarca foram homenageadas, como a servidora Terezinha de Brito, a juíza aposentada, Zilma Capibaribe, e a regente do coral da Sociedade de Cultura Artística do Crato – SCAC, Divani Cabral.

Postar um comentário

0 Comentários