Diocese de Crato inicia mais uma edição do “Nordestão de Liturgia”

A Diocese de Crato iniciou nessa segunda-feira, dia 09, mais uma edição do “Nordestão de Liturgia”, curso válido como extensão universitária, promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB e aplicado em três módulos: extensão, especialização e complementação.
O encontro, que segue até o dia o dia 19 de janeiro, no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato, reúne bispos, padres, grupos de litúrgica, leigos e religiosos vindos de Estados como Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e São Paulo.
Promovido há 21 anos e com foco na atual necessidade do serviço pastoral, o objetivo é construir, como discípulos missionários de Jesus Cristo, “um saber teológico-litúrgico, a partir das práticas celebrativas, à luz da Tradição e da renovação do Vaticano II, priorizando o rito que é fonte de uma liturgia orante e inculturada, no chão nordestino”. 
Na abertura do Nordestão, o administrador do curso, Padre Joaquim Ivo, pároco de Missão Velha, motivou os participantes à perseverança no estudo e aprofundamento dos estudos bíblicos para a transmissão desses conhecimentos a toda a comunidade.
Até à tarde desta segunda-feira, os módulos que compõem o curso do “Nordestão de Liturgia” já somavam 132 participantes. Na primeira etapa do “Nordestão”, os participantes são motivados a compreender a liturgia, para bem celebrá-la; na segunda, entender os sacramentos, para melhor celebrar o Mistério Pascal; na terceira etapa o objetivo é vivenciar os “sacramentais”, para celebrar melhor uma “liturgia inculturada”.
Patrícia Mirelly 
Site Diocese de Crato

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem