Dom Gilberto acolhe RCC e Novas Comunidades

Em reunião nesta terça-feira, dia 10, na Cúria Diocesana, o bispo diocesano Dom Gilberto Pastana acolheu os coordenadores da Renovação Carismática Católica (RCC) e das Novas Comunidades, exortando-as, em seus respectivos carismas e espiritualidade, à participação no Plano Paroquial Pastoral nas paróquias onde estão inseridas.
РO objetivo ̩ conhec̻-los, saber quem ṣo voc̻s, o que fazem e qual seus carismas e onde voc̻s atuam Рexplicou o bispo.
O coordenador diocesano de Pastoral, Padre Vileci Basílio Vidal, também esteve presente ao encontro, assim como o Padre Monteiro, responsável pelo acompanhamento das Novas Comunidades.
A proposta, desse modo, segundo o Pe. Vileci, foi “ver a linha de evangelização de cada comunidade carismática, para ‘somar’ com o Plano de Pastoral Diocesano e assim fazer um ‘trabalho conjunto’.
Após apresentação breve dos carismas, espiritualidade e atuação na diocese, Dom Gilberto convidou a todos à “participação e atuação” nos Conselhos Paroquiais, buscando a integração aos Ministérios da Caridade, Liturgia e Palavra.
Para o Padre Monteiro, foi um momento de muita alegria, “para somar neste processo de evangelização”. O fundador da Comunidade Missão Resgate, Geraldo Correia, também acrescenta ser uma alegria acolher o novo pastor diocesano.
Comunidades presentes e atuação na diocese
Renovação Carismática Católica: Possui mais de 100 grupos de oração, distribuídos em 22 cidades. Cuida do movimento e formação dos membros. Também desenvolve trabalhos nas paróquias, conselhos paroquiais e ministérios.
Novas Comunidades oriundas da RCC:
Filhos Amados do Céu (FAC), Crato: Apostolado tem atuação diante das situações de risco e sinais de mortes. O trabalho é desenvolvido com famílias, através de escuta e aconselhamento, abrangendo-o aos dependentes químicos e moradores de rua.
Missão Resgate, Crato: Trabalhos estão voltados para “o resgate daqueles que estão fora da Igreja”, objetivando reintegrá-los. São realizados, neste sentido, encontro de Oração com famílias, grupos de oração, celebrações, dentre outros.
Nossa Senhora Aparecida, Ipaumirim: Realiza encontros com as famílias de bairros periféricos do município. Também promove trabalhos com a juventude.
Anawin, Juazeiro do Norte: Promove grupos de oração, aconselhamento, evangelização e missão. Também realiza trabalhos sociais com famílias carentes.
Boa Nova, Mauriti: Cuidados com mulheres dependentes químicas.
Sal da Terra, Juazeiro do Norte: Atuação na evangelização, liturgia, catequese, grupos de oração e também trabalhos educativos com crianças de rua e assistência às famílias.
Quem como Deus?, Juazeiro do Norte: Desenvolve trabalhos de reanimação pastoral, grupos de oração em casa de famílias, além de trabalhos sociais, como o “Projeto Refúgio”, na área da saúde, atendendo crianças, jovens e adultos.
Javé-Yirê, Juazeiro do Norte: Atua na evangelização das comunidades, assistência aos deficientes auditivos e trabalhos com a liturgia.
Renascer, Lavras da Mangabeira: Missão porta a porta nos sítios e distritos.
Comunidade Jesus Maria José, Crato: Atuação na Pastoral do batismo, trabalhos com ministros extraordinário no Santuário Eucarístico, auxílio aos dependentes químicos.
Missionária Católica Eloí, Crato: Serviços e auxílio às paróquias e suas respectivas pastorais.
Aliança de Misericórdia, Juazeiro do Norte: Atuação em casas de acolhida e evangelização, trabalhos com dependentes químicos e pastorais de rua.
Texto e Fotos: Patrícia Mirelly
Diocese do Crato



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem