Programa de Fogões Sustentáveis beneficia 4.500 famílias em todo o Ceará

Em dois anos, a Secretaria das Cidades, através do Programa de Melhorias Habitacionais da Coordenadoria de Habitação de Interesse Social (CDHIS), distribuiu 4.500 fogões sustentáveis a famílias da zona rural cearense, dos quais, 3 mil no segundo semestre de 2016.
Para treinar as famílias no uso e manutenção dos fogões, técnicos da SCidades realizaram 50 capacitações nos municípios beneficiados.
O programa está beneficiando 43 municípios em 13 regiões do estado, totalizando um investimento de R$3,6 milhões, por meio do Fundo de Combate à Pobreza (Fecop). Em 2015, o Programa havia beneficiado 1.500 famílias em 15 municípios cearenses. O investimento representou recursos no valor de R$ 1.7 milhão.
Fogão Sustentável
O fogão sustentável é diferente do fogão à lenha tradicional, com eficiência energética superior em 96%. As novas unidades possuem tecnologia mais avançada no impacto ao meio ambiente e saúde, pois necessitam de menos lenha (colabora para a conservação da caatinga) e produzem menos fumaça , diminuindo o risco de problemas respiratórios.
Para se beneficiar pelo Programa, as famílias devem ser cadastradas pelas entidades no sistema de Cadastro Individual de Beneficiários (Cadib), disponível no site da SCidades. A família precisa ter renda per capita de até meio salário mínimo e não possuir nenhum fogão sustentável concedido pelo Estado.  


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem