Rosiane Limaverde foi homenageada por secretários de Cultura de todo o Ceará, no Encontro do Sistema Estadual de Cultura

Rosiane Limaverde, arqueóloga, compositora e fundadora da Casa Grande/Memorial do Homem Kariri, em Nova Olinda, falecida na manhã de segunda-feira, 20/3, foi homenageada nesta terça, no Encontro do Sistema Estadual de Cultura, promovido pela Secult, no Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza, reunindo mais de 300 participantes, entre secretários e secretárias, gestores e gestoras culturais, prefeitos e prefeitas de 122 municípios, de todas as regiões do Ceará.
O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, destacou o legado de Rosiane na formação de crianças e jovens por meio da arte e da cultura. A nota de pesar publicada pela Secult foi lida no evento, sob muitos aplausos, em uma homenagem dos secretários de Cultura de todo o Estado a Rosiane, esposa do atual secretário de Cultura de Juazeiro do Norte, Alemberg Quindins (confira ao final do texto a íntegra da nota, assinada pelo secretário Fabiano dos Santos Piúba).
A secretária adjunta da Cultura do Estado do Ceará, Suzete Nunes, enfatizou o pioneirismo de Rosiane em pensar e aplicar conceitos que só muitos anos depois seriam mais difundidos na política cultural.
"Rosiane é uma pessoa que simboliza muito isso: como é que você imagina que uma cidade como Nova Olinda, um pequeno município no Interior do Ceará, consegue ser exemplo de inovação, tecnologia social, desenvolvimento? Tudo porque se colocou coração e se acreditou. Nós, do campo cultural, somos assim", ressaltou Suzete.
O futuro da Casa Grande
Ex-secretária da Cultura do Estado do Ceará e atual secretária da Cultura de Aracati, a antropóloga e professora Claudia Leitão também prestou homenagem a Rosiane Limaverde, no Encontro do Sistema Estadual de Cultura.
"Fiquei muito emocionada com a homenagem a Rosiane Limaverde aqui. Tive a sorte de estar há três semanas com Alemberg e Rosiane, festejando aquele município tão lindo. E Rosiane dizia: 'Sabe, Claudia, o bom disso aqui é que não se acaba mais. O projeto vai continuar, com ou sem governo. Vai continuar, com ou sem a gente'".

 Ascom Cultura

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem