Geopark Araripe impacta positivamente avaliadores da Unesco

Os avaliadores da Rede Global de Geoparks da Unesco participaram, na última semana, de uma incursão pelos geossítios do Geopark Araripe, para realizar a terceira avaliação institucional para a revalidação do Selo Verde. Desde que foi criado, em 2006, que o território chama a atenção do órgão interacional, pela grande riqueza geológica, paleontológica, arqueológica e cultural da área. Dessa vez não foi diferente, e todos os requisitos analisados nas recomendações estabelecidas, além da situação atual do espaço, foram bastante elogiadas pelos avaliadores do Vietnam e Espanha. O resultado final da avaliação será apresentado no Congresso Mundial de Geoparks, no próximo ano, na Coreia do Norte.
Os avaliadores foram recepcionados pelo Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Francisco do Ó Lima Júnior, o Vice-Reitor, Carlos Kleber, além da equipe da direção do Geopark Araripe e técnicos. O último dia de trabalho, na sexta-feira, 19, contou com um momento de reunião para que as primeiras impressões fossem apresentadas pelos integrantes da equipe.
O geólogo espanhol Pablo Rivas, um dos avaliadores, agradeceu a recepção dos técnicos que fazem o Geopark Araripe e destacou o grande trabalho que pode ser feito na América Latina, no sentido do projeto servir de referência para outros territórios. Para ele, o Geopark está numa posição privilegiada na região do Caribe e da América Latina, por todas as implementações realizadas no território.
Segundo Pablo Rivas, é importante destacar o magnífico trabalho que está sendo realizado. “A região do Araripe está numa posição privilegiada por oferecer exemplos vivos ao resto da América Latina. Creio que seria muito interessante se encaixar dentro do Geopark, que mostra muita experiência e outras ocorrências que possam estar presentes em lugares da América Latina. Em relação a avaliação, ele disse que muitas questões que ocorrem com a presença do Geopark, antes não aconteciam, isto para explicar que o Geopark está sendo um instrumento de desenvolvimento necessário, que deve continuar.
(Foto: Urca)

Postar um comentário

0 Comentários