Parque Estadual Sítio Fundão - opção de lazer nas férias de julho


O Parque Estadual Sítio Fundão apresenta predominância de espécies de fauna e flora típicas do bioma caatinga. Possui edificações históricas tombadas e exuberância de um pequeno cânion formado pelo rio Batateira. A Casa de Taipa, única no Brasil com um andar, edificação histórica recentemente restaurada, preservando os aspectos de sua construção original, em 1950, acolhe o Centro de Visitantes, que funciona como núcleo de sensibilização e educação ambiental, oferecendo opções de lazer e serviços. 

O Centro de Visitantes é dividido em quatro salas, cada uma delas com um tema específico, resultado de pesquisas e adequação às características arquitetônicas da edificação.

Dentre os atrativos turísticos, destaca-se o Circuito das Árvores, caminhada com início na entrada do parque, passando pelo Jardim das Espinhosas e chegando à Sementeria, local em que é possível conhecer espécies da flora local e identificar sementes da vegetação nativa. 

Vale também conhecer as edificações históricas e a formação rochosa do Parque. A trilha principal começa nas proximidades da Casa de Taipa, passa pelas ruínas do engenho de pau e a muralha de pedra e cal construídas por determinação de D. Pedro I.


Foto e texto: site Governo do Estado



Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem