Projeto de Extensão em Tanatologia firma parceria com Associação de assistência às pessoas com câncer

Um trabalho que tem obtido à adesão de diversos profissionais e estudantes da área da saúde, além de instituições, está sendo realizado por meio do Projeto de Extensão Laboratório de Tanatologia da Estácio FMJ. No último final de semana foi firmada mais uma parceria, desta vez com a Associação Casa Esperança e Vida de Assistência às pessoas com câncer de Barbalha.
A parceria foi realizada por meio dos coordenadores do projeto, Ana Cristina Gomes Duarte e Djailson Ricardo Malheiro, estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem, com o importante apoio da Assistente Social da entidade, Camila Lopes Peixoto. “Faremos um trabalho de ‘aconselhamento’ para os funcionários, dando suporte para que eles possam atuar com seus pacientes”, disse a assistente social.
Para o Professor Djailson Ricardo Malheiro, coordenador do projeto, essa parceria representa uma importante possibilidade de levar um serviço de grande relevância à Casa da Esperança, como também uma importante oportunidade de troca de conhecimentos. “A tanatologia pode possibilitar importantes conquistas para os familiares e pessoas com a doença. Além de colaborar enormemente no contexto de ampliar os horizontes daqueles que atuam com os pacientes, dentro do processo de elaboração das perdas”, destacou.
Tanatologia
A palavra Tanatologia provém de: Thanatos= morte e Logos= estudo. Ou seja, o estudo da morte e do morrer, especialmente em seus aspectos psicológicos e sociais. Assim, a Tanatologia é a ciência da vida e da morte que visa entender o processo do morrer e do luto. E, simultaneamente, humanizar o atendimento aos que estão sofrendo perdas graves, podendo contribuir dessa forma na melhor qualificação dos profissionais que se interessam pelos Cuidados Paliativos, procedimentos que visam atenuar a dor e o sofrimento e aprimorar a qualidade de vida dos pacientes e de seus familiares diante de uma quadro ou doença terminal.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem