111 anos de Patativa: Secult realiza o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura

Apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros, palestras e a entrega da Comenda Patativa do Assaré, instituída pelo Governo do Ceará, marcam a 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte e Cultura. O evento, que acontece desde terça-feira (3) a quinta-feira (5), na cidade onde o poeta popular nasceu, é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e do Governo Municipal de Assaré, por meio da Secretaria da Cultura do Município, e conta com a parceria da Fundação Memorial Patativa do Assaré, do Sesc – Crato, do Sistema Fecomércio e da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Para comemorar os 111 anos que Antônio Gonçalves da Silva – o Patativa do Assaré – faria se estivesse vivo, uma grande programação foi pensada, para levar a poesia e o retrato do sertão a cada vez mais pessoas, preservando a memória e identidade cearense. As atividades acontecerão em escolas e espaços públicos de Assaré, tudo com entrada franca, reunindo artistas locais, mestres da cultura e pesquisadores da obra de Patativa.
Entre os destaques desta edição, no próximo dia 5, está a entrega da Comenda Patativa do Assaré. condecoração do Governo do Ceará, entregue por meio da Secult, que visa promover o reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levam adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional. Neste ano, os agraciados foram: o cineasta Rosemberg Cariry; o pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho; a cordelista Josenir Lacerda; o cantor e compositor Raimundo Fagner; e o pesquisador e escritor Oswald Barroso.
Durante o XVI Patativa do Assaré em Arte e Cultura, também no dia 5, será lançado o livro “O Melhor do Patativa do Assaré”, de organização de Gilmar de Carvalho. Trazendo mais de 50 poemas de Patativa, a obra, que terá distribuição gratuita nas escolas públicas do Estado, é uma publicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e da Secretaria de Educação do Ceará (Seduc), com apoio da Fundação Memorial Patativa do Assaré.
Fonte: Governo do Estado

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem