URCA atua no combate à pandemia do Coronavírus


A Universidade Regional do Cariri (URCA) vem desenvolvendo diversas ações relacionadas à prevenção e combate ao Coronavírus, através de parcerias institucionais e apoio às comunidades, além de levar informações técnicas e realizar conscientização. O trabalho tem sido desenvolvido por professores da Universidade, beneficiando diretamente casos suspeitos que estão necessitando permanecer em isolamento.
Segundo o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, as ações estão sendo articuladas pela administração superior da universidade, com o objetivo de somar esforços junto à outras instituições públicas, para que a comunidade acadêmica e regional possa atravessar esse momento de grande dificuldade de saúde pública. O Reitor destacou, ainda, que essas ações estão em consonância com as orientações dos órgãos de saúde pública e continuam sendo desenvolvidas em parceria com as demais esferas do poder público, mediante franqueamento de informações e orientações para o combate à COVID-19.
O Vice-Reitor, professor Carlos Kleber Nascimento de Oliveira, salientou que desde o primeiro momento de decretação da Situação de Emergência em Saúde Pública no Ceará, a URCA envidou todos os esforços para garantir a segurança da comunidade acadêmica, começando com a criação do Comitê de Monitoramento das Ações de Prevenção ao Novo Coronavírus.
Uma das ações da URCA em andamento é o trabalho de conscientização à população, com orientações acerca dos cuidados necessários para combater a propagação do novo coronavírus, utilizando-se um carro de som, custeado com recursos próprios, que desde o começo da semana está circulando em bairros do Crato nos turnos manhã e tarde. O Reitor Lima Júnior enfatiza que “esse trabalho diz respeito à comunidade que fazemos parte e se torna importante levar uma mensagem técnica, científica, com uma linguagem que todas as pessoas possam entender e tomar os cuidados necessários”.
Alojamento do Museu de Paleontologia
Em ação coordenada com a direção do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, foi cedido o espaço do alojamento do museu para o isolamento de casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, sendo acompanhado e monitorado pela Secretaria de Saúde do Município. Na quinta-feira 30/04, o local recebeu a visita dos gestores municipais para avaliar como esse trabalho será desenvolvido.
Além dessas ações, o Geopark Araripe vem desenvolvendo campanha que visa a distribuição de EPIs nas comunidades do entorno dos geossítios. A campanha busca arrecadar R$10 mil para fornecer máscaras artesanais produzidas por micros e pequenos empreendedores locais e doá-las aos moradores do entorno dos 09 geossítios, que se encontram em condição de vulnerabilidade. A arrecadação ocorre por meio da “vakinha virtual” e estará disponível até o dia 05 de maio, no link  https://abacashi.com/p/geopark-na-comunidade, podendo ser realizada doação de qualquer valor.
Laboratórios cedidos para exames
As estruturas laboratoriais da Universidade também foram colocadas à disposição da Secretaria Estadual de Saúde, por intermédio do Laboratório Central de Saúde Pública do Ceará (LACEN) para realização de exames que detectem a presença do Coronavírus em Crato. Um relatório técnico apresentando as condições físicas e de equipamentos foi enviado à Direção Central do LACEN para análise das possiblidades de credenciamento deste laboratório e de sua equipe.
URCA realiza doações de EPIs: mais de 28 mil itens
A URCA, por meio do Curso de Enfermagem e do Comitê de Monitoramento de Ações de Prevenção ao Novo Coronavírus realizou a doação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e álcool a 70% para o Hospital e Maternidade São Lucas, em Juazeiro do Norte. Foram doadas 2 mil máscaras descartáveis, 2 mil luvas de procedimento descartável, de 24 mil unidades de papel toalha, 300 gorros, 12 litros de álcool e reforçando as ações de prevenção da Covid – 19.
Ascom Urca

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem