Começam inscrições para o FIES

Portal Fies

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) começam nessa terça-feira (26) e seguem até dia 29. O Ministério da Educação publicou as regras para o processo seletivo de 2021.

O Fies é um programa do Governo Federal, com foco em estudantes cuja renda familiar seja de até três salários mínimos, sem incidência de juros. O aluno paga a mensalidade da faculdade conforme o limite de sua renda, o que diminui bastante os encargos cobrados pelas instituições de ensino.

O Fies, assim como o Prouni, são importantes instrumentos de democratização da educação no Brasil. É a porta de entrada de milhares de estudantes ao tão sonhado acesso ao ensino superior.
Também há a modalidade P-Fies, que possui regras específicas, pois funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes. Isso, na prática, significa cobrança de juros, mesmo assim os encargos ainda são baixos.

Para participar do programa, é necessário que o estudante tenha realizado uma das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do exame e não ter zerado a prova de redação.

Neste momento de pandemia e dificuldades econômicas, para muitas famílias com orçamento comprometido, programas como esses são ainda mais necessários para garantir a inclusão de mais jovens no ensino superior, o que também é um direito fundamental e um dos principais desafios da educação. Infelizmente, o Brasil ainda não está em uma situação compatível com os padrões internacionais no que diz respeito ao ensino superior. A entrada de jovens na faculdade ainda está baixa e esse cenário precisa mudar.



 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem