Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima completa 29 anos de fundação

O Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima, da Universidade Regional do Cariri (Urca), completou 29 anos de criação nesta semana. O equipamento faz parte do Departamento de Ciências Biológicas e foi fundado em 19 de setembro de 1992, pelo reitor Manoel Edmilson do Nascimento. A partir de então, recebeu o nome Herbário Caririense Dárdano de Andrade-Lima em homenagem ao notável botânico nordestino Dárdano de Andrade-Lima.

A coleção teve início a partir de 150 exsicatas obtidas através de doação. E ao longo dos anos tem sido incrementada com amostras de espécies da Flora do Ceará, especialmente da região do Cariri cearense. Atualmente, abriga uma coleção composta de 15.650 espécimes de diversos grupos vegetais e fungos. Uma coleção dinâmica utilizada pela equipe responsável para divulgação científica e atividades que envolvem a pesquisa, o ensino e a extensão, além de contribuir ativamente para formação de pessoal qualificado.

Em setembro de 2012, passou a integrar o cadastro internacional dos herbários, Index Herbariorum, mantido pela Associação Internacional para a Taxonomia Vegetal e Jardim Botânico de Nova York. Fazendo parte também da Rede Brasileira de Herbários (RBH), mantida pela Sociedade Botânica do Brasil (SBB), e Herbário Virtual da Flora e dos Fungos (INCT-HVFF), parte integrante do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Urca

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem