Educação: modelo do Ceará é referência para novos Governos












O modelo de Educação implementado no Ceará, ao longo dos últimos oito anos, tem chamado a atenção dos novos gestores estaduais que assumirão a chefia de seus estados, a partir de 1º de janeiro de 2015. 

Nesta quarta-feira (3), a equipe da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) recebe, para reunião de apresentação dos projetos, a equipe do governador eleito pelo estado do Maranhão, Flávio Dino. A visita, conforme a equipe do governador eleito, tem o objetivo de conhecer projetos que tiveram sucesso reconhecido neste campo, como no caso do Estado do Ceará, para a implantação de um novo sistema educacional no Maranhão. Na última terça-feira, Cid Gomes recebeu no Palácio da Abolição, o governador Maranhense e sua equipe, onde apresentou os principais avanços da área. 
Cid Gomes lembrou que o PAIC tornou-se modelo para o Governo Federal, que criou o PNAIC e hoje é adotado nos demais estados brasileiros. Cid também lembrou o avanço com a instalação de Escolas de Educação Profissional (EEP), que hoje já chegam a 107, espalhadas no Interior do Estado.
Para a técnica maranhense, Ana Cristina Champoudry, além das escolas profissionais e de ensino médio regular, a ideia é conhecer a proposta de gestão da Seduc. “Como acontece a escolha de diretores escolares, dos gestores das Coordenadorias Regionais no Interior, as diretrizes curriculares para o ensino médio e as experiências de cunho pedagógico", ressalta a representante.
 A agenda desta quarta-feira inclui a visita à Escola de Ensino Fundamental e Médio João Matos para conhecer o funcionamento do projeto de reorganização curricular colocado em prática na escola. Lá, conhecerão o Núcleo Trabalho, Pesquisa e demais Práticas Sociais (NTPPS), parte integrante da proposta de Reorganização Curricular, desenvolvida pela Secretaria da Educação do Ceará. Este núcleo visa possibilitar a integração curricular, principal desafio para proporcionar uma educação contextualizada e repleta de significado para juventude. Atualmente, o projeto de Reorganização Curricular está sendo desenvolvido em 87 escolas, envolvendo cerca de 25 mil alunos e duzentos professores, em todo o Estado. 
A missão maranhense conheceu, na terça-feira, a Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, em Itaitinga. A futura secretária da Educação maranhense, Áurea Regina dos Prazeres Machado também esteve presente. Inaugurada em 2010, a escola oferta os cursos técnicos em Administração, Logística, Manutenção Automotiva e Rede de Computadores. Com duração de três anos e funcionamento diário em tempo integral, os alunos aprendem uma profissão ao mesmo tempo em que fazem os três últimos anos da educação básica. 

O Ceará conta com 108 EEEPs om 40.798 alunos matriculados, em 85 municípios. Rio Grande do Norte Na última segunda-feira (1), o governador Cid Gomes recebeu o governador eleito pelo Rio Grande do Norte, Robinson Farias. Ele veio ao Ceará conhecer experiências na administração pública bem sucedidas para servir de referência para seu Estado. “Um dos governadores que conseguiu obter mais resultados positivos para seu estado, foi o Cid Gomes, sem dúvida, destacou o governador Robinson Farias”

Casa Civil - Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem