UFCA doa EPIs para Prefeitura de Juazeiro do Norte


Nesta terça, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai entregar equipamentos de proteção individual (EPIs) à Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. A Secretaria de Saúde do Município (Sesau) enviou ofício à Universidade no último dia 25 de março, por meio do endereço eletrônico do Comitê Interno de Enfrentamento ao Covid-19 (Cieco-19/UFCA), requisitando doações de EPIs para as equipes de saúde que estão atuando no enfrentamento ao novo coronavírus. A entrega será feita no campus Juazeiro do Norte, às 10h, com a presença do diretor da Faculdade de Medicina (Famed/UFCA), Cláudio Gleidston.
Após receber a mensagem da prefeitura, o Cieco-19/UFCA entrou em contato com a Famed/UFCA, para verificar o estoque de insumos da Universidade. Serão doados, ao todo, 4 mil luvas, 2 mil máscaras, 100 aventais e 200 gorros. O ofício de resposta à Sesau foi enviado nesta segunda-feira.
A medida veio após a oferta de um laboratório da Famed/UFCA com equipamentos capazes de diagnosticar a Covid-19 em amostras de pacientes suspeitos. Atualmente, os exames dos casos em suspeição no Cariri estão sendo feitos no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) de Fortaleza, demandando, portanto, o deslocamento das amostras até a capital do estado.
Caso o Governo do Ceará consiga destacar os kits de testagem e os profissionais para o manuseio dos equipamentos na Famed/UFCA, é possível que os exames possam ser feitos na própria região do Cariri.
A UFCA também colocou à disposição das autoridades sanitárias seus profissionais médicos para reforço da rede pública de saúde (muitos já vinculados a ela); seus profissionais de Comunicação para a produção de materiais educativos; seus espaços físicos e seus veículos oficiais para atividades de enfrentamento de órgãos parceiros. Também é intenção da Universidade produzir insumos sanitários (como máscaras cirúrgicas, álcool 70% e sabão líquido), com oferta prioritária deles à população hipossuficiente do Cariri, e oferecer cursos livres online para a população em distanciamento social.
Durante a suspensão das atividades presenciais da UFCA, permanecem funcionando o Serviço de Verificação de Óbito (SVO – único do Cariri) e o programa de Residência Médica. Outro serviço que continua funcionando é o de Psicologia, vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, oferecido aos discentes por meios eletrônicos.
Fonte: https://ufca.edu.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem