Conselho da Urca aprova criação dos cursos de Medicina e Turismo

O Conselho Superior Universitário (Consuni) da Universidade Regional do Cariri (Urca), aprovou, por unanimidade, nessa quinta-feira (25), em reunião virtual, os projetos de criação dos cursos de Medicina (Crato), e de Turismo (Barbalha). O próximo passo é a aprovação junto ao Conselho Estadual de Educação. No último dia 17, o Curso de Medicina foi aprovado também, de forma unânime, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe). A decisão é histórica para a Região do Cariri e a Universidade, que amplia a instituição com os novos cursos. Até o fim deste semestre deve acontecer o primeiro processo seletivo para ingresso nessas graduações.

Nesta sexta-feira (26), os projetos estão sendo protocolados pela Urca e encaminhados na próxima semana para apreciação do Conselho Estadual de Educação.

Participaram da reunião 27 dos 32 conselheiros, que avaliaram de forma minuciosa os projetos dos cursos. Na ocasião, estiveram presentes convidados, incluindo representantes dos diversos segmentos universitários e instituições parceiras na elaboração dos projetos, como a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O relator do projeto do curso de Medicina junto ao Consuni foi o Vice-reitor, Carlos Kleber de Oliveira. O momento contou também com a presença do titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia, Educação Superior e Inovação, (Secitece), Inácio Arruda. Ele parabenizou a conquista da URCA, num dia histórico, e ao mesmo tempo fez um reconhecimento ao governador do Estado, Camilo Santana, pelo incentivo à expansão do ensino superior público estadual. Também estiveram presentes os membros das comissões de elaboração dos projetos dos cursos, como o professor doutor Galberto Martins, da Medicina, que esteve à frente da Comissão Especial de elaboração do projeto, e o professor José Patrício Melo, que coordenou o do Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo.

Segundo o Reitor da Urca, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, é importante destacar o caráter inovador do curso de Medicina, dentro do processo de fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração a prioridade nos três eixos maiores: gestão em saúde, atenção em saúde, e educação em saúde. Esse direcionado está inserido na proposta pedagógica, além dos componentes curriculares, que também foram apreciados, como um dos cursos que irá funcionar na formação voltada para a comunidade, conhecendo as endemias, o mapeamento epidemiológico, e depois o indivíduo, na promoção da saúde, para depois cuidar da doença.

 Ascom Urca

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem