Juiz cassa diploma de prefeito e vice de Juazeiro do Norte por abuso de poder econômico

O juiz eleitoral Giacumuzaccara Leite Campos acatou nesta sexta-feira, 30, o pedido de cassação dos diplomas do prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), e de seu vice, Giovanni Sampaio (PSD), por abuso de poder econômico na eleição de 2020. A decisão torna os gestores inelegíveis por oito anos.

Na decisão, constam como pontos do abuso do poder econômico: compra indevida de combustível, em 24 de outubro de 2020, no Posto Fontes, de Juazeiro do Norte — despesas que não foram lançadas em prestação de contas pelos impugnados; uso indevido de helicóptero em campanha durante as carreatas do dia 24 de outubro de 2020, também não incluído em prestação de contas; e derrame de santinhos feito por helicóptero, no dia 14 de novembro de 2020.

O juiz considera que Glêdson Bezerra foi condescendente com a utilização da aeronave em seu benefício, citando postagem do mesmo nas redes sociais. “Nossa carreata foi grande. Foi histórica. Assistam mais um pouquinho do nosso megaencontro. Sintam a emoção. Daqui a pouco tem mais”.

“Não há como extrair outra conclusão senão o fato de que os impugnados, em especial o Candidato Glêdson Bezerra, eram concordantes com a prática laborada por seu principal apoiador e financiador de campanha, Gilmar Luiz Bender, quanto a utilização do Helicóptero, em benefício de sua “mega carreata”, até porque em nenhum momento se mostrou surpreso ou contrário ou mesmo tratou de tornar público que tal conduta não teve sua anuência, ao contrário, fez foi ostentar grau de orgulho pelas proporções que o evento atingiu”, destacou o juiz.

No relatório da sentença, o juiz observou a junção das ações de Ação de Impugnação de Mandato Eletivo e de Investigação Judicial Eleitoral. Como a decisão foi emitida apenas pela primeira instância, eles ainda podem recorrer no caso.


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem