Semana do Sítio Urbano do Gesso será realizada no Crato

Foto: Divulgação

A experiência inovadora de caráter urbanístico e ambiental do Sítio Urbano do Gesso, desenvolvida na cidade do Crato, será evidenciada em evento que acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de agosto deste ano.  

A Semana tem o objetivo de popularizar o   Sítio Urbano do Gesso e demonstrar a importância de áreas verdes com plantas frutíferas e medicinais no espaço urbano para a qualidade de vida da população.

O evento é realizado pelos Pontos de Cultura Coletivo Camaradas, Paraiso dos Caipiras, ONG Nova Vida, Terreiro do Mestre Roxinha, Museu e Escola de Artes Raimundo de Canena, em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Agrário, Limpeza Pública e Saaec.

Temas como urbanização, agricultura urbana, cuidado coletivo e plantas medicinais são questões que serão abordadas durante o evento. O encontro deverá também reunir instituições de ensino do Ensino Básico e Superior. 

A Semana do Sítio Urbano do Gesso faz parte das atividades do projeto Território Criativo do Gesso, aprovado no edital de Prêmio de Fomento Cultura e Arte do Ceará, da Secretaria de Cultura do Estado, através da Lei Aldir Blanc.

O Sítio Urbano do Gesso é reconhecido pela Lei Municipal 3.612, de 27 de novembro de 2019. De acordo com a Lei, o Sítio compreende as margens da linha férrea, no trecho entra a Estação da RFFSA a Escola Profissionalizante Violeta Arraes.  A Lei prevê ainda que o plantio de árvores frutíferas e medicinais é para uso comunitário e que a gestão municipal através das Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial, Desenvolvimento Agrário e a Saaec possam subsidiar o desenvolvimento da experiência com materiais e apoio técnico.

Assessoria  


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem