Biblioteca comunitária amplia acervo na comunidade do Gesso

 

A biblioteca comunitária do Coletivo Camaradas, na comunidade do Gesso, no Crato, está ampliando e organizando seu acervo de livros. A biblioteca tem um acervo voltado para literatura, artes, meio ambiente, educação e militância política. A previsão é que até o final do ano seja concluído o trabalho de indexação dos livros que está sendo realizado por estagiárias do curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Cariri – UFCA. 

Para a estudante de biblioteconomia, da UFCA, Fernanda Jayne a intenção é impactar na formação do grupo leitor e não leitor, e na composição de práticas sociais. Ela destaca que a principal tarefa que está sendo desenvolvida é a classificação sistemática dos livros com o intuito de facilitar as consultas e os empréstimos de livros. Ela enfatiza que a biblioteca deverá ser vista como um organismo vivo.

Janaina Cruz, que também é estudante de Biblioteconomia ressalta ainda que as bibliotecas comunitárias desenvolvem um papel importante para as pessoas que fazem parte da comunidade. Ela diz que organizar uma biblioteca de livre acesso, é socializar o acesso à informação de qualidade e destaca que a biblioteca comunitária do Gesso é mais um espaço onde a comunidade deve ocupar, como uma ação de resistência.


A biblioteca é uma das estratégias do Coletivo Camaradas de construção de uma cultura leitora na comunidade, através do Programa Território da Palavra que inclui outras ações de democratização dos livros, das leituras e das literaturas.

tA previsão é que até o final do ano todo o acervo esteja disponibilizado para empréstimo. A ampliação do acervo só foi possível pela aprovação no edital Prêmio de Fomento de Cultura e Arte do Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc. Além da ampliação do acervo, estão sendo montados de 30 pontos de leituras no Território Criativo do Gesso e na Zona Rural do Crato, através de parceria com a Federação de Entidades Comunitárias do Cariri.

Escrito por Coletivo Camaradas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem