Museu de Paleontologia realiza solenidade de recebimento do fóssil da aranha que homenageia a cantora Pablo Vittar

A Universidade Regional do Cariri (URCA), por meio do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, realizou a solenidade de recebimento oficial fóssil da aranha Cretapalpus vittari — que homenageia a cantora Pablo Vittar, nesta quinta-feira, 21, no Museu de Paleontololgia, em Santana do Cariri. Junto com esse material foram devolvidas 35 peças, vindas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos. 

Esse material havia saído ilegalmente do Brasil e retorna para o seu lugar de origem, ficando a partir de agora sob a salvaguarda da instituição. O fóssil pertence a uma aranha da família Palpimanidae, oriunda da Chapada do Araripe, no Ceará. O exemplar é o mais velho registrado em toda a América do Sul, sendo datado da Era Mesozóica (que ocorreu entre 250 e 65 milhões de anos atrás).  

Conservação do material

O material se encontra em excelente estado de conservação, conforme os pesquisadores. A descrição do fóssil foi realizada por Downen, cientista que fez a devolução. Ele contou com a ajuda do britânico Paul A. Selden. Ambos se comprometeram em ajudar no processo de repatriação das peças.

O diretor do Museu de Paleontologia, Allysson Pinheiro, comemora a conquista do material, até porque esteve acima das expectativas. Vieram mais fósseis do que o previsto, até mesmo daqueles que não se tinha conhecimento de estarem nos EUA. A forma ilegal como o fóssil saiu do Brasil, acabou sendo alvo de inquérito do Ministério Público Federal (MPF) no Ceará. 

Homenagem

Tendo em vista a projeção internacional da artista Pablo Vittar nos Estados Unidos, os pesquisadores americanos decidiram realizar a homenagem. Segundo o Reitor da URCA, Professor Francisco do O’ de Lima Júnior, a vinda desse material representa uma grande conquista para o Museu e a universidade, principalmente ampliando o material de pesquisa e o patrimônio de salvaguarda do equipamento.   

Escrito por Ascom Urca

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem