Rede de feiras deve fortalecer economia solidária no Crato

Foto: Divulgação

Organizações se juntam para fortalecer a realizações de feiras comunitárias no Crato. A rede de feiras é uma iniciativa que reunirá a TV Barro Branco, a Associação Mensageiras da Paz, Rádio Cafundó, Coletivo Camaradas e a Associação dos Moradores do Mirandão e Conjunto Conviver. O objetivo é potencializar e movimentar a economia das feiras já existentes nas comunidades do Gesso, Mirandão Mutirão e Barro Branco. Comidas, artesanatos, brechó, livros, plantas são produtos encontrados nestas feiras.

A rede visa estabelecer parcerias com iniciativas de extensão das universidades da Região Metropolitana do Cariri, como é o caso da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares e Solidários (ITEPS), da UFCA.

A rede de feiras faz partes das atividades do Projeto Território Criativo do Gesso desenvolvido pelo Coletivo Camaradas, aprovado no edital de Prêmio Fomento Cultura e Arte do Estado do Ceará, da Secult/CE, através da Lei Aldir Blanc.

A rede adquiriu uma estrutura mínima de mesas e cadeiras que deverá contemplar cerca de 15 expositores e uma “praça de alimentação”. Cada feira movimenta suas cadeias locais de parcerias, o que beneficia diretamente os moradores de cada localidade que poderão complementa suas rendas familiares. 

A iniciativa da rede também visa reconhecer o protagonismo comunitário. Cada organização tem uma forma distinta de desenvolver os seus trabalhos nas localidades e a intenção é evidenciar esses saberes e fazeres populares.

Enviado por Ascom de Movimentos Comunitários


 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem