Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Ceará aprova tombamento do Sítio Bebida Nova, no Crato

O Sítio Bebida Nova, localizado na cidade do Crato, teve o tombamento aprovado pelo Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará (Coepa-CE), nessa segunda-feira (20), durante a 4ª Reunião Ordinária do Conselho, que aconteceu on-line. Para se concretizar o tombamento do bem, o processo agora segue para homologação do governador Camilo Santana e posterior publicação no Diário Oficial do Estado do Ceará.

Casa do artista Sérvulo Esmeraldo, o Sítio Bebida Nova, onde fica o Casarão da Bebida Nova ou Casarão dos Esmeraldo (como também é conhecido), é localizado na área rural do município do Crato, região do Cariri, no Sul do Ceará, e se enquadra na história dos engenhos do Nordeste do Brasil. Lá circulavam importantes figuras políticas, da cultura e da economia rural. Além de uma grande faixa de terra, o empreendimento demandava cursos d’água próximos ao núcleo produtivo. O Crato, com muitas fontes de águas naturais e solo fértil, foi lugar propício para o desenvolvimento dessa economia rural. E, agora, parte desta história poderá ser preservada através do tombamento material do Sítio.

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, também presidente do Coepa-CE, destacou que o tombamento traz duas vertentes importantes como desdobramento. O primeiro deles é o plano de salvaguarda do bem, que implica em uma parceria entre governo estadual e governo municipal por meio das secretarias de cultura, para a sua formulação. Em segundo lugar, é a associação do tombamento à candidatura da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.

“O sítio tem uma visão privilegiada do Crato. Sérvulo Esmeraldo dizia certa vez que as primeiras linhas mágicas de seu trabalho foram traçadas pelo tempo e pela natureza, que é a linha da Chapada do Araripe, ela que para nós já é um patrimônio da humanidade e nós estamos apenas ofertando isso para um processo seja junto ao Iphan, ou à Unesco. Nós temos que, para além de um plano de salvaguarda, pensar em um plano de sustentabilidade para o bem. Da nossa parte, da Secult, a gente compreende que esse processo foi demorado, mas são os tempos para que pudéssemos chegar com as instruções de tombamento mais qualificadas. Ele é um tombamento que tem a ver com a cidade do Crato, com o sertão do Cariri, com a Chapada do Araripe, mas tem a ver com o sertão nordestino e brasileiro. Essa preservação tem relevância não só para o Estado do Ceará. A minha compreensão tem uma relevância histórica, arquitetônica, cultural e de memória para o Brasil”, ressaltou o secretário Fabiano Piúba.

 Ascom Secult

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem