Domingo de Ramos anuncia o inicio da Semana Santa
O tempo da quaresma está chegando na sua reta final e, com a celebração de Domingo de Ramos, se inicia a Semana Santa, momento ápice da fé católica. Para isso fiéis participaram da solene liturgia, hoje, 29, em Crato- CE, presidida por Dom Fernando Panico e concelebrada por padres da região foranea I, que iniciou na Paróquia São Francisco de Assis e foi concluída na Catedral Nossa Senhora da Penha.
A celebração recorda a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, onde ele foi aclamado Rei poucos dias antes de passar pela paixão, morte e ressurreição. Os ramos, que define o título do domingo solene, aproximam os fiéis do que é relatado pelos evangelistas onde o povo cortou ramos de árvores para cobrir o chão por onde Jesus passava montado num jumento, e com folhas de palmeiras nas mãos aclamavam “Hosana ao Filho de Davi”. Este é o inicio da trama que Jesus passou, sendo condenado a morrer em uma cruz e ressuscitando ao terceiro dia, fatos que são vivenciados nos demais dias da semana santa.
Instigando os fiéis a vivenciarem esta semana com atos de santidade, Dom Fernando falou da importância desta semana para os cristãos. “Iniciamos pela misericórdia de Deus a semana em que vivenciamos de forma ainda mais profunda o mistério de Jesus morto e ressuscitado, para atualizarmos em nossa vida o mistério da salvação. Que a semana santa seja o cume da quaresma que vivemos, onde celebramos nossa fé, nosso ideal, para isso precisamos viver com Cristo o que ele nos pede”, falou. No domingo de ramos é realizada a coleta da solidariedade, onde o valor arrecadado na coleta é encaminhado para o Fundo de Solidariedade da CNBB e destinado a projetos que estejam ligados ao tema da Campanha da Fraternidade, que em 2015 reflete sobre Igreja e Sociedade. Fotos e texto: Patrícia Silva

Postar um comentário

0 Comentários