Audiência sobre Desenvolvimento Rural ocorre em Iguatu


Vinte e um municípios da região Centro-Sul discutem em audiência pública na próxima sexta, 23 de outubro, a partir das 9 horas, na EEEP Lucas Emmanuel Lima Pinheiro (Rua Amália, s/n, bairro Vila Moura), em Iguatu, o Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (DRSS) no Ceará. A iniciativa é do deputado estadual Moisés Braz (PT), presidente da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa, que debate o tema nas oito macrorregiões de planejamento do Estado. As audiências já ocorreram em Sobral (região Norte), Crato (região do Cariri) e Crateús (região Crateús/Inhamuns).
Para o deputado Moisés Braz, o objetivo das audiências é o fortalecimento da construção de um Modelo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, onde as políticas publicas considerem o acesso da população rural à terra, água, energia, crédito, assistência técnica, organização da produção e comercialização, "com os pressupostos da defesa e preservação dos recursos naturais e a redução da pobreza e desigualdade no campo". Segundo ele, as contribuições colhidas nas audiências estão sendo sistematizadas e serão entregues ao governador Camilo Santana como sugestões na execução de políticas, programas e projetos.
As audiências contam com a participação de entidades do movimento sindical, órgãos e instituições dos governos estadual e federal, Prefeituras, Câmaras Municipais, bancos de fomento, cooperativas e fóruns ligados à agropecuária cearense, entre outros.
Estarão presentes representantes dos municípios de Pedra Branca, Mombaça, Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Solonópole, Acopiara, Iguatu, Catarina, Quixelô, Orós, Jucás, Saboeiro, Aiuaba, Cariús, Cedro, Icó, Lavras da Mangabeira, Umari, Baixio e Antonina do Norte.
Entre as políticas públicas discutidas nas audiências, estão o Plano Safra da Agricultura Familiar; a Lei da Agricultura Familiar, a Política e o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater/Pronater) na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), que articulam as ações de superação da fome com a geração de renda e incentivo à estruturação da produção da agricultura familiar para a comercialização são conquistas e avanços na busca do desenvolvimento rural sustentável e solidário em nosso pais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem