Crato ganhará novo Seminário católico

Armando Lopes Rafael


Localizado na Rua Chevalier Aquino, no bairro Granjeiro, o Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico será inaugurado ainda este ano. Na Diocese de Crato, o Curso Propedêutico funcionou até este ano em Barbalha. Os seminaristas residiam na casa paroquial daquela cidade, deslocando-se, diariamente, a Crato para cursarem o Pré-vestibular no Colégio Pequeno Príncipe. Em 2015 o bispo de Crato, Dom Fernando Panico, resolveu construir – com recursos da Cúria Diocesana – as instalações próprias para o Seminário Propedêutico.

Em reconhecimento a sua iniciativa, os membros dos três conselhos consultivos da diocese – Presbiteral, Econômico e Colégio de Consultores – resolveram denominar o novo educandário de “Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico”, cuja inauguração fará parte da programação pelos festejos dos setenta anos de idade do bispo de Crato, a ocorrer no próximo dia 27 de dezembro.


O que é um “Seminário Propedêutico”?


Os Seminários são instituições de ensino da Igreja Católica destinadas à formação de seus candidatos ao sacerdócio. Esses estudantes são conhecidos como “seminaristas” e recebem a preparação cultural e espiritual nos Seminários Menor (curso de filosofia) e Maior (curso de teologia). Desde 1875 funciona em Crato o Seminário São José (hoje dotado de ambos os cursos), o pioneiro no interior do Ceará. Entretanto, antes de cursarem Filosofia e Teologia, os candidatos ao sacerdócio passam pelo Curso Propedêutico. Trata-se de um período de estudos destinado a suprir as lacunas iniciais de ordem espiritual, cultural e humana nos adolescentes que aspiram à ordenação como padres católicos.


O novo Seminário


As instalações físicas do Seminário Propedêutico Dom Fernando Panico ocuparão uma área de 700 m2 localizada num terreno doado em testamento, à Diocese de Crato, pelo falecido monsenhor Francisco Holanda Montenegro. Naquele sítio urbano também será construído um Lar Sacerdotal, destinado aos padres idosos – já aposentados de suas atividades pastorais – cumprindo um desejo do doador do imóvel. As novas construções estão sendo erguidas em meio às árvores, tendo como cenário – ao fundo – a paisagem da vegetação da Chapada do Araripe.

O novo Seminário Propedêutico disporá de cômodos para dormitórios, salas de estudos, atividades da informática e televisão, biblioteca, cozinha, despensa, área de lazer, além de uma capela para orações, dedicada a São João Paulo II. Aliás, essa capela será a primeira da Diocese de Crato a ter como patrono o papa polonês, recentemente canonizado pela Igreja Católica. Além do atual Bispo de Crato serão homenageados – com a denominação dos blocos construídos – o bispo-emérito, Dom Newton Holanda Gurgel e monsenhores Francisco Montenegro e Vitaliano Mattioli.


Quanto custou a construção


Segundo o ecônomo da Diocese de Crato, Pe. Joaquim Ivo Alves dos Santos, as despesas com a construção desse novo patrimônio custarão em torno de R$ 430.000,00. Falta ainda projetar os gastos com a aquisição dos móveis e equipamentos do novo Seminário, mas sabe-se que esses serão doados pelas paróquias da diocese. Pe. Joaquim Ivo considera que este prédio é marca visível de uma das prioridades do bispo Dom Fernando, ou seja, a formação de novos padres. O bispo de Crato, desde que chegou ao Cariri – há mais de quatorze anos – já ordenou 64 novos sacerdotes para sua diocese. Afora os que ordenou para outras instituições religiosas.


Fonte: Blog do Crato






Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem