Sem título

Greve do IFCE: servidores avaliaram respostas da Reitoria às pautas de reivindicação 
Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), em greve há 77 dias, debateram ontem o atual estágio do movimento e das negociações da pauta local de reivindicações com a Reitoria do Instituto. A reunião ampliada do Comando Geral de Greve das unidades representadas pelo Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), que abrange 20 campi da instituição espalhados pelas diferentes regiões do Estado, aconteceu terça-feira, 6/10, pela manhã, seguindo até o começo da tarde, no Campus Fortaleza (Portaria do Aluno), na Avenida 13 de Maio, 2081.
A reunião dos servidores teve como principal ponto de pauta a avaliação das reuniões de negociação realizadas com a Reitoria do Instituto quinta-feira, 1/10 e na última segunda-feira, 5/10. Nessas reuniões a negociação dos pontos de reivindicação da pauta local dos servidores se deu diretamente entre os integrantes do Comando de Greve e o reitor do IFCE, Virgílio Araripe, além de vários pró-reitores da instituição.
 Durante as reuniões entre servidores e Reitoria, 15 pontos foram negociados: contudo, ainda não há assinatura de acordo. Houve sinalização de encaminhamentos consensuais quanto à maioria dos pontos discutidos, mas persiste divergência quanto à flexibilização da jornada de trabalho, com garantia de respeito ao direito à jornada de 30 horas para mais servidores. 
Sobre esse ponto, os servidores seguem aguardando resposta da Reitoria quanto à reivindicação apresentada, de modificar a portaria do IFCE que estabeleceu novos critérios para a flexibilização de jornada e resultou em grande número de servidores prejudicados com a perda da jornada de 30 horas. 
Na próxima sexta-feira, 9/10, às 11h, na sede da Reitoria do IFCE (Av. Rui Barbosa, 2847) haverá uma reunião entre o reitor Virgílio Araripe, a Procuradoria do IFCE e o Comando Geral de Greve para debater o tema. Os servidores aguardam parecer favorável à proposta de portaria por eles apresentada, contendo alterações nos conceitos de “público” e de “setor” e gerando condições para que maior número de servidores continue com a jornada de 30 horas, conforme acontecia desde 2012, por decisão tomada no próprio âmbito do IFCE. 
Também na ocasião o Comando Geral de Greve deve entregar, para assinatura do reitor, uma proposta de documento contendo a síntese de todos os pontos acordados durante as duas reuniões.

Ainda na próxima sexta-feira, 9/10, às 15h, na Portaria do Aluno, acontece nova reunião ampliada do Comando Geral de Greve para avaliar os últimos encaminhamentos e, de acordo com o resultado das negociações, definir data para realização de nova assembleia geral da categoria.
Assessoria Sindical

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem