URCA reconhece grande legado de Plácido Cidade Nuvens para a comunidade científica nacional


A comunidade acadêmica do Cariri está de luto pelo falecimento do ex-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA) e diretor do Museu de Paleontologia de Santana do Cariri, Professor Plácido Cidade Nuvens. Ele faleceu vítima de câncer em Fortaleza, na manhã dessa terça-feira (1). O Reitor da URCA, Professor Patrício Pereira Melo, por meio de portaria, emitiu nota de pesar e decretou luto oficial na Instituição, por sete dias, com hasteamento das bandeiras a meio mastro, suspendendo todas as atividades na URCA, nos dias 1º e 2 de novembro.
O corpo do ex-Reitor permaneceu nessa madrugada, no Salão de Atos da Instituição, para as homenagens, e,  às 6 e 30 horas, foi levado para a sua cidade natal, Santana do Cariri, para ser velado no Museu de Paleontologia da URCA. O sepultamento acontece por volta das 17 horas.
Na nota, o Reitor destaca a grande perda para a comunidade acadêmica da URCA e a comunidade científica brasileira. Ele se solidariza aos familiares e destaca o meritoso e inestimável trabalho do Professor, que foi Vice-Reitor e Reitor, para o desenvolvimento educacional, científico e institucional da URCA, tendo sido o primeiro Reitor eleito pela comunidade acadêmica. Chegou a ser vitorioso em duas consultas realizadas na Universidade. Professor Plácido foi docente do Curso de Direito da Instituição e primeiro doutor da Universidade. Em 2003, foi agraciado com o Título de Doutor Honoris Causa da URCA, pelos relevantes serviços prestados à Instituição.
Na portaria, é destacado o compromisso do intelectual e homem público, Professor Plácido Cidade Nuvens, em prol do desenvolvimento regional em bases sociais justas, seja como membro da Fundação Padre Ibiapina, braço social da Diocese do Crato, seja como Prefeito Municipal de Santana do Cariri, Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico do Cariri (FUNDETEC), e, sobretudo, como docente e gestor da URCA. Quando prefeito, Plácido Cidade Nuvens, criou o Museu de Paleontologia de Santana do Cariri e ainda com chefe do executivo, doou o equipamento para a URCA.

Núcleo de Comunicação da Urca

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem