Governador Camilo Santana inaugura Vila da Música no Crato

Na região do Cariri, um centro de socialização e de cidadania através da educação musical. É assim que surge a Vila da Música, inaugurada pelo governador Camilo Santana na tarde deste sábado (11), no Crato. Primeiro equipamento cultural de competência do Estado no Interior, o espaço conta com infraestrutura moderna e dedicada a atender estudantes - crianças, jovens e adultos -, distribuídos em diversos cursos de diversos instrumentos, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo e violão.
A obra entregue vai funcionar em parceria do Governo do Ceará - através da Secretaria da Cultura - com a tradicional escola de música Sociedade Lírica de Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970. A instituição cratense tem como temas centrais a socialização, a formação humana e o ensino musical, diretrizes estas que foram incorporadas à Vila da Música, fomentando a cidadania através da educação musical e criando oportunidades para o desenvolvimento humano, econômico e territorial sustentável.

Inicialmente, 180 estudantes receberão os cursos na Vila. Foram adquiridos, por meio da Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, 312 instrumentos musicais, entre violinos, violoncelos, flautas, clarinetes, piano de cauda, saxofones, acordeões, dentre outros, além de toda a estrutura para a realização das diversas atividades formativas. O corpo profissional que integrará o equipamento será formado por membros da própria Solibel, além de funcionários cedidos por Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc) e Prefeitura Municipal do Crato.
O evento inaugural

A Vila da Música foi inaugurada com grande festa, repleta de homenagens e também valorização de talentos do Cariri. Logo na entrada do equipamento, a comitiva do governador foi recebida pelo som tradicional da Banda Cabaçal, formada pelos Irmãos Aniceto. Além da apresentação, o grupo recebeu do governador instrumentos novos.
No auditório da Vila, orquestra organizada pela Selibel e jovens músicos do Crato se apresentaram para o público. Idealizador da escola de música há quase 50 anos, Padre Ágio, de 99 anos, também participou da solenidade. Desejou sucesso a juventude que agora contará com o equipamento e mais estrutura a seu favor. Além de cantar com a orquestra, Padre Ágio ainda recebeu homenagens e saudações a cada discurso.
Ascom

Postar um comentário

0 Comentários