Comenda Patativa do Assaré é entregue na festa que comemora os 111 anos do poeta popular


Enaltecendo o patrimônio e a memória cearense, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), realizou, na noite de quinta-feira (5/3), a cerimônia de entrega da Comenda Patativa do Assaré. Com a presença da vice-governadora Izolda Cela, e do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba, a entrega da comenda aconteceu na cidade onde nasceu o poeta popular, no Memorial Patativa do Assaré, durante o encerramento da 16ª edição do Patativa do Assaré em Arte, evento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Governo Municipal de Assaré, que reúne em sua programação apresentações culturais, shows, contação de histórias, lançamentos de livros e palestras, para celebrar a vida e obra de Patativa.
Em 2020, a Comenda Patativa do Assaré foi entregue ao cineasta Rosemberg Cariry; ao pesquisador e jornalista Gilmar de Carvalho; à cordelista Josenir Lacerda; ao cantor e compositor Raimundo Fagner; e ao pesquisador e escritor Oswald Barroso. Instituída para reconhecimento de pesquisadores, artistas, poetas e cantores populares e tradicionais que, assim como fez o grande poeta popular Patativa do Assaré, por meio de sua obra ou atuação, levaram adiante os saberes e os fazeres da cultura popular tradicional, a Comenda foi instituída pela Lei Estadual nº16.511 de 12 de março de 2018.
“É muito importante a demarcação desta festa do aniversário do Patativa no nosso calendário. Temos que fazer que isso reverbere sempre cada vez mais na cultura e memória no Estado. É uma emoção chegar para participar desse momento. Eu me reconheço muito nesse sertão que o Patativa retrata. Ele faz uma poesia solidária, engajada e comprometida”, ressaltou a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela.
Fonte: Governo do Estado

Postar um comentário

0 Comentários