Inaugurado Centro Socioeducativo Padre Cícero focado na ressocialização de adolescentes do Cariri

O Governo do Ceará, por meio da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), inaugurou nesta sexta-feira (15), o Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Com foco na ressocialização de adolescentes na Região do Cariri, essa é a terceira unidade, com espaço de cerca de 6 mil m², destinada a jovens do sexo masculino em cumprimento de medidas socioeducativas no Cariri. Ao todo, serão 90 vagas disponíveis no Centro.

O Centro Socioeducativo Padre Cícero apresenta na área interna de muralha, sete blocos de alojamentos independentes, quatro blocos de apoio para adolescentes, com refeitório, oficinas e salas de aula, uma quadra poliesportiva coberta, um campo de futebol e um anfiteatro. Na área externa da muralha, encontram-se o bloco administrativo, o bloco de corpo da guarda e o bloco de oficinas/empresas.

Participaram do evento, a vice-governadora do Ceará, Isolda Cela, o titular da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan Peixoto, o prefeito de Juazeiro de Norte, Gledson Bezerra, a secretária de educação do Estado do Ceará, Eliana Estrela, o vice-presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Santana, e demais autoridades.

A vice-governadora, Isolda Cela, parabenizou a todos os professores pelo seu dia e disse que serão eles os responsáveis pelo encaminhamento dos jovens à ressocialização. “Ali, dentro da unidade, será transformada numa verdadeira escola, para que o adolescente aprenda os bons costumes e volte ao convívio da sociedade. Eu vou continuar acreditando em dias melhores para todos”, pontuou Isolda Cela, bastante emocionada.


ATENDIMENTO PEDAGÓGICO

Existem, na parte interior do Centro Socioeducacional, dois blocos de atendimento pedagógico, um de oficinas, um refeitório, um anfiteatro, uma quadra poliesportiva coberta e um campo de futebol.

Os dois blocos de atendimento pedagógico possuem cinco salas de aula, duas salas de informática, uma biblioteca, uma secretaria, uma coordenação, banheiros e depósito. O bloco de oficinas possui cinco salas de oficinas, banheiros e depósito. A quadra poliesportiva coberta, o anfiteatro e o campo de futebol estão localizados em uma mesma zona do terreno. São equipamentos destinados ao lazer dos adolescentes.

A secretária de educação, Eliana Estrela, que é da região do Cariri, acompanhou a obra desde o início, em 2015. Para ela, ver o Centro Socioeducativo Padre Cícero inaugurado é um sonho realizado. “O Governo está no caminho certo. Parabéns, sobretudo à diretora Andressa Nunes pelo empenho”, finalizou.

O prefeito Gledson Bezerra corroborou com a fala da secretária de educação e elogiou o governador Camilo Santana pelo seu compromisso com a educação no estado do Ceará: “É um exemplo para todo o país”, assegurou.

A primeira zona, administração/área técnica/visitas, onde os adolescentes são recebidos assim que chegam à unidade de internação. É também o local onde ocorrem as visitas semanais de seus familiares. Além disso, esta zona compreende as salas técnicas dos profissionais de assistência social, pedagogia e advocacia, bem como a área administrativa da unidade, compreendendo secretaria, sala de monitoramento e diretoria.

Foto e texto: Governo do Estado

 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem