A explosão do Pocast

Conheça Wanderson Petrova, artista querido pelas celebridades que dá cores e vida aos centros socioeducativos

Crato é a sua terra, mas a pintura é o seu mundo. Pintor, cenógrafo, ator, produtor, fotógrafo e professor, o caririense Wanderson Petrova usa pincel, imaginação e talento para dar cores e vida aos centros socioeducativos do estado do Ceará. Desde 2017, Petrova, que é formado em Artes Visuais pela Universidade Regional do Cariri (Urca), faz parte da equipe da assessoria de arte e cultura da Superintendência do Sistema Socioeducativo do Estado do Ceará (Seas).

Durante a inauguração do Centro Socioeducativo Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, no dia 15 de outubro

O artista faz questão de mensurar a influência dos seus trabalhos na potencialidade da força feminina. Sua maior inspiração vem da mulher que providenciou os primeiros materiais artísticos para que Petrova pudesse ter experiência com as formas, as texturas e as cores: a mãe dele, dona Ivanilda. Isso certamente fez com que não fosse perdida a capacidade de criar e, no lugar, o desejo real de mudar as coisas. Wanderson faz questão de lembrar: “o trabalho com mulheres incríveis me coloca sempre numa condição de questionamentos de arte e atuações. E isso é inspirador”.

Experiência internacional

Suas experiências fora do país contribuíram de forma expansiva para a construção requintada e apurada na sua obra. No ano de 2018, Wanderson participou, junto à ONG Rising Malawi, da criação de painéis dentro do hospital pediátrico com a curadoria da cantora pop, Madonna. “Eu não acreditei quando recebi o convite”, relembra Petrova. “Eu cobri o rosto com as mãos e chorei bastante de emoção, pois estava realizando um sonho de criança. Acredito no meu trabalho. Acho que a base para alcançar as pessoas é acreditar no que você faz. Mas eu não imaginei que poderia romper uma barreira ainda maior”, conta.

E nesse contexto de celebridades, Madonna foi só o pontapé inicial. Outros artistas se encantaram com o trabalho de Petrova. A baiana Ivete Sangalo já soma mais de 10 obras do artista cratense, sendo que algumas foram presentes dele. Outros fãs também encomendaram obras para presenteá-la. E uma delas influenciou o figurino da cantora. Elba Ramalho, Jorge Vercilo e a vencedora do Big Brother Brasil 21, a paraibana Juliette Freire, também estão entre as personalidades que já reconheceram a arte de Wanderson.

Escrito por Marconi Alves

Fotos: George Braga - Ascom Seas, Nívia Uchôa e Arquivo Pessoal 


Postar um comentário

0 Comentários